• Notícias
    Data da publicação: quarta-feira, 09 de maio de 2018
    Encerra hoje prazo para regularizar o título eleitoral e cadastrar a biometria; Chefe do Cartório explica
    Para ficar sem pendências com a Justiça Eleitoral, o cidadão tem que ir ao cartório eleitoral com o título de eleitor, caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação.

    Brasileiros que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até hoje, quarta-feira dia 9, para regularizar a situação. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase um milhão e 900 mil eleitores estavam em situação irregular no país até maio do ano passado.

    Para ficar sem pendências com a Justiça Eleitoral, o cidadão tem que ir ao cartório eleitoral com o título de eleitor, caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.

    Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta digitar seu nome completo e sua data de nascimento diretamente na área reservada para esse fim no site tse.jus.br. Consulte Aqui!

    Vence também nesta quarta o prazo para regularizar outras pendências. Por exemplo, se o eleitor mudou de cidade e precisa alterar o local de votação, deve ir ao cartório eleitoral mais próximo com o título, comprovante de residência do novo endereço e documento de identidade.

    Já o cidadão que tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida e precisa de atendimento especial no dia da eleição, também deve comunicar a Justiça Eleitoral até quarta-feira (9) para ser transferido a uma seção eleitoral com acessibilidade.

    O mesmo prazo é dado para os presos provisórios e adolescentes internados que não possuam título regular. Eles devem fazer o alistamento eleitoral ou solicitar regularização de sua situação para votar em outubro.

    Também encerra hoje o prazo para o Cadastramento Biométrico. Caso perca esse prazo, só será permitido realizar o cadastramento e alterações no título após as eleições deste ano.

    Sobre o Cadastramento Biométrico, o Chefe do Cartório Eleitoral de Capivari que abrange os municípios de Rafard e Mombuca, José Reinaldo de Faria, afirmou que o cadastro está acima da média nacional.


    Reinaldo tranquiliza quem ainda não fez o cadastramento e fala sobre a reabertura do prazo após as eleições presidenciais. Até o momento nas três cidades que abrange a zona 38 o voto utilizando a biometria ainda não é obrigatório. (ouça abaixo)

    Nas eleições deste ano, os brasileiros vão eleger o presidente e o vice-presidente da República, 27 governadores e vice-governadores, dois terços do Senado Federal dois senadores por estado), deputados federais e deputados estaduais e distritais. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro, e o segundo turno, se necessário, no dia 28 de outubro.

    O voto é obrigatório aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.

    Outra informação importante é que a Justiça Eleitoral ampliou o atendimento dos cartórios eleitorais em todo o país durante as últimas semanas. E hoje é o último dia deste horário especial. O Cartório Eleitoral estará aberto das 9 h até as 18 h. Na quinta, o horário retorna ao normal, após o meio dia.



    Ouça a matéria completa!
    Veja também
  • Passageiro desembarca em Congonhas com pistolas semi-automáticas escondidas
  • Menos de 10% das imagens compartilhadas em grupos de WhatsApp são verdadeiras, constata estudo
  • Francisco pode ser o primeiro Papa a visitar a Coreia do Norte
  • Horário de Verão afeta mais da metade dos participantes do Enem
  • Brasileiros nascidos em outubro recebem abono do PIS referente a 2017
  • 30 milhões de brasileiros que tiveram dados invadidos são avisados pelo Facebook
  • Juros cobrados dos consumidores no cartão e no cheque especial, por exemplo, voltam a cair
  • Preço médio do aluguel sobe 2%, em 2018, para R$ 28,55 o m²
  • Portabilidade numérica completa 10 anos: mais de 45 milhões de mudanças já foram realizadas
  • Preço da gasolina sobe para R$ 4,72 o litro, o maior valor no ano
  • Governo Temer é considerado ruim ou péssimo por 74% dos brasileiros, diz Ibope
  • PF vai investigar ameaça a Rosa Weber sobre suspeita de fraude nas urnas
  • Após perderem benefícios, família luta para cuidar de criança com paralisia cerebral
  • Gil Gomes morre aos 78 anos em São Paulo
  • Mudanças climáticas podem reduzir produção e elevar o valor da cerveja no mundo

  • (19) 3491-1750
    R. Gal. Osório, 1047 Capivari / SP | CEP:13360-000