• Notícias
    Data da publicação: sexta-feira, 25 de maio de 2018
    Veja os serviços afetados em Capivari por conta da paralisação dos caminhoneiros
    O óleo diesel é o único produto que alguns postos ainda têm. Segundo os proprietários, caso o cenário continue o mesmo, a falta da gasolina e do álcool pode continuar no fim de semana.
    Por: Tonny Machado
    E-mail


    *Atualizada às 17h00

    A cidade de Capivari segue com reflexos da mobilização nacional dos caminhoneiros nesta sexta-feira (25), mesmo após o anúncio de trégua entre o governo federal e os representantes dos motoristas, que reivindicam queda no preço do diesel.


    Na manhã desta sexta, postos de combustíveis continuam sem gasolina e álcool. O botijão de gás também já não é mais encontrado aqui na cidade.

    A falta de álcool e gasolina nas bombas em Capivari é por conta que caminhoneiros seguem no entorno da Replan, na Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia, que é a responsável pela distribuição do combustível para nossa cidade. Eles não deixaram a via mesmo após o anúncio do governo. Segundo os condutores, eles querem detalhes do acordo para deixar as margens da via.

    Veja os reflexos:

    Transporte público


    Nas linhas de ônibus intermunicipais, apenas 50% da frota circulam nesta manhã, pois não há reabastecimento. Dezesseis horários, entre as linhas Capivari-Campinas e Campinas-Capivari, já foram cancelados. Também houve cancelamentos nas linhas para as cidades de Piracicaba e São Paulo e também na linha inversa. Linhas que vão para a Fazenda Sobrado também foram afetadas.

    Combustível

    Com o desabastecimento da gasolina e álcool, postos de Capivari começaram a manhã desta sexta vazios. Mesmo assim, motoristas vão a todo o momento em procura do combustível.

    O óleo diesel é o único produto que alguns postos ainda têm. Segundo os proprietários, caso o cenário continue o mesmo, a falta da gasolina e do álcool pode continuar no fim de semana.

    O botijão de gás de cozinha é outro produto que não é mais encontrado nos depósitos em Capivari.


    Educação

    O Instituto Federal Câmpus Capivari suspendeu suas atividades dos dias 25 e 26 de maio. Estava mantido apenas um simulado, que ocorreria neste sábado. Porém, o Instituto informou mais tarde que o simulado também foi cancelado. Já a secretaria municipal de educação informou que as atividades da rede funcionam normalmente nesta sexta, e sua frota de veículos tem combustível para rodar normalmente até segunda-feira (28).

    Saúde

    O transporte da Secretaria da Saúde a partir de segunda-feira, dia 28, utilizará somente as vans e os micro-ônibus que são abastecidos com diesel. As viagens marcadas para outros municípios passaram por uma triagem, sendo algumas canceladas. A secretaria deu prioridade aos atendimentos de urgência ou consultas difíceis de serem remarcadas.

    Santa Casa

    A ambulância da Santa Casa de Misericórdia segue normalmente pelo município ainda ter diesel à disposição. Entretanto, devido ao não recebimento de materiais e medicamentos o hospital resolveu cancelar as cirurgias eletivas previstas para os próximos dias até que a situação se normalize. Desta forma, dará prioridade às situações de emergência.

    Educação

    A Secretaria da Educação alerta os pais e alunos que terá combustível disponível para o transporte escolar, somente até segunda-feira, dia 28. A partir desta data, a situação será avaliada e uma nova nota será emitida sobre como será o procedimento a partir de terça-feira, dia 29.

    Segurança

    Com relação à Guarda Municipal, os veículos a diesel, como é o caso da Base Móvel e da caminhonete rural. Já os carros que a álcool e gasolina foram abastecidos, mas como não há mais estes combustíveis na cidade, estes veículos estão parados em lugares estratégicos e estão sendo utilizados apenas para cobertura escolar e atendimento de ocorrência.

    A Secretaria de Segurança Pública também conta com duas motos que estão com tanque cheio e também estão paradas em lugares estratégicos.

    Coleta de Lixo

    A coleta de lixo realizada pela empresa terceirizada EPPO continua normalizada até amanhã, dia 26. A partir de segunda-feira, dia 28, haverá uma redução e atenderá os locais mais críticos da cidade.

    Circulares

    A empresa MM Souza, responsável pelo transporte público em Capivari, informou que o estoque de combustível utilizado para a circulação dos ônibus na cidade está normalizado até a terça-feira, dia 29. Deste modo, o serviço permanecerá sem alteração. Na próxima segunda-feira, dia 28, a empresa voltará a comunicar a população, caso exista qualquer mudança no serviço.

    Intermunicipais

    A linha que faz o trajeto de Capivari para São Paulo está funcionando com apenas dois horários: de segunda a sábado, às 6h e às 18h30, e aos domingos, às 16h e às 18h30.

    Referente à linha que segue para Piracicaba, o horário de 6h20 foi excluído, bem como o horário de 7h30 com saída de Piracicaba. Os demais itinerários seguem normalmente.




    Veja também
  • De cada três operações bancárias, duas são feitas por celular, internet ou telefone
  • Boletos de qualquer tipo e valor já podem ser pagos em qualquer banco, mesmo vencidos
  • Quem vai viajar para a praia deve se vacinar contra febre amarela
  • Multa para quem descumprir os preços mínimos da tabela frete será de até R$ 10,5 mil
  • Serviços dos Correios estão mais caros; reajuste é de quase 6%
  • Setor automobilístico registra crescimento nas vendas em 2018
  • Polêmica sobre agrotóxicos terá prioridade na gestão de Tereza Cristina na Agricultura
  • Montadoras terão incentivos fiscais com novas regras do Rota 2030
  • Safra de grãos cresce e pode chegar a 238 milhões de toneladas, diz Conab
  • Quatro jogos, entre eles clássicos no RJ e em SP, abrem a 33ª rodada do Brasileirão
  • GP do Brasil de Fórmula 1 será neste domingo, em Interlagos
  • Adusmec cria campanha para arrecadar alimentos para a Santa Casa de Capivari
  • Graças à empresário, casal que vivia em situação precária consegue edícula para morar
  • Vendas do comércio disparam 7,9%, em outubro
  • Bolsonaro reprova reajuste dos salários do Judiciário: “não é o momento”

  • (19) 3491-1750
    R. Gal. Osório, 1047 Capivari / SP | CEP:13360-000