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    Data da publicação: sábado, 09 de setembro de 2017
    Desempenho em matemática aumenta em até 70% com o uso de jogos digitais
    Por: Redação
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    O desempenho dos alunos da ensino fundamental em matemática aumenta em até 70% com o uso de jogos educacionais. É o que revela recente pesquisa realizada pela Matific, empresa que atua com gamificação em cerca de 250 colégios públicos e privados no País, desde a educação infantil até o sexto ano, com 537 professores do ensino fundamental entre junho, julho e agosto deste ano.
     
    De acordo com a pesquisa, 93,8% dos entrevistados afirmam que o uso das tecnologias educacionais contribui para o aprendizado da matemática. E 69,3% deles avaliam que o desempenho dos alunos na disciplina melhorou de alguma forma com a utilização de tecnologias.
     
    Para 87,5% dos professores, o uso de jogos digitais em salas de aula tira ideia de que a matemática é “chata e difícil” e aumenta o envolvimento dos alunos na disciplina. Segundo a pesquisa da Matific, 64,8% dos entrevistados afirmam que a tecnologia também reduz a ansiedade dos alunos em relação à matéria.
     
     De acordo com o estudo, 87,3% apontam que os jogos digitais melhoram a percepção da disciplina e, para 87,7%, as plataformas mostram que a matemática não é só teórica e tem aplicação prática no dia a dia.
       
    A pesquisa mostra ainda que 98,3% dos professores aceitariam usar mais plataformas tecnológicas para complementar o cronograma de aulas, embora 42,3% afirmem não receber treinamento algum do colégio. Porém, apenas 8% dizem ter dificuldade em utilizar sistemas digitais em salas de aula.
     
    Do total de professores pesquisados, 58,3% atuam na rede pública de ensino, 35,4% são do setor privado e 6,3% dão aulas em ambos.
     
     
    Melhora no desempenho em matemática com plataformas digitais, segundo professores

    - Entre 10% e 20%: 9,3 % das respostas

    - Entre 20% e 40%: 25,9 % das respostas

    - Entre 50% e 70%: 27,4 % das respostas

    - Acima de 70%: 10,8 % das respostas

    - Não uso plataformas digitais: 26,6 % das respostas

     
    “Tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, comenta a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil.
     
    “As plataformas de jogos educacionais fornecem dados de desempenho de dos alunos em tempo real, o que permite que ao professor personalizar as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, conclui Ana Paula.

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