• Parabólicas
    Data da publicação: segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
    Ouvir música recupera memória de quem sofre de Alzheimer
    Por: Redação
    E-mail



    Cinquenta pesquisadores britânicos, que participaram de um longo estudo, confirmam: deixe os pacientes com demência/alzheimer ouvirem suas músicas favoritas. Isso pode resgatar parte da memória perdida e trazê-los de volta à vida.

    Os especialistas também sugerem que as pessoas em geral devem aprender a tocar instrumentos. Eles acreditam que isso pode evitar o ataque de demência. As pesquisas mostram que as regiões do cérebro, associadas à memória da música podem se sobrepor a regiões que ficam relativamente desconectadas pela demência.

    Os estudos revelaram que os pacientes com demência ainda podem entender e apreciar a música, mesmo que seu cérebro tenha sido gravemente danificado pela doença. Ouvir suas músicas favoritas também pode minimizar os sintomas, como mudanças de humor ou comportamento, problemas de linguagem e perda de memória. Alguns pacientes recuperaram as memórias de forma mais clara ao ouvir músicas da época em tinham de 10 a 30 anos. 

    Há poucos dias uma mulher com doença de Alzheimer severa reconheceu o marido – depois de ouvir sua música favorita. Ela foi para uma casa de cuidados especiais em 2014, quando sua demência piorou a ponto de ela não conseguir reconhecer os visitantes. Mas, quando começou a ouvir músicas de sua juventude, ela começou a rir e sorrir.

    Fonte: Só Notícia Boa

    Veja mais parabólicas