• Parabólicas
    Data da publicação: terça-feira, 30 de janeiro de 2018
    Brasil entra para o grupo de elite da matemática mundial
    Por: Redação
    E-mail



    O Brasil agora é membro do Grupo 5 da União Matemática Internacional, o IMU, que reúne a elite das nações que desenvolvem pesquisas na área da matemática. A partir de agora, o Brasil vai dialogar em pé de igualdade com potências como Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

    Marcelo Viana, diretor-geral do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), disse que eles começara a trabalhar nisso em junho de 2017, enviando uma candidatura que expõe por que mereciam entrar no grupo. A conquista marca uma batalha de mais de 60 anos do país pelo reconhecimento mundial.

    O Brasil é membro da IMU desde 1954, quando ingressou no Grupo 1, dois anos depois da fundação do IMPA. Em 1978, subiu para o Grupo 2, onde permaneceu até 1981, quando mudou novamente de nível. Em 2005 ingressou no Grupo 4 e só agora alcançou o Olimpo dos matemáticos.

    A entrada dos brasileiros se deve às pesquisas que são feitas no Brasil, ao nível das pós-graduações, às publicações de livros na área e aos esforços em conjunto com a mídia e da popularização da disciplina. Um especialista da área disse que o Brasil tem condições de formar um matemático no nível máximo profissional.

    Fonte: Só Notícia Boa

    Veja mais parabólicas