• Parabólicas
    Data da publicação: quarta-feira, 07 de março de 2018
    Comer menos carboidrato combate doença no fígado, diz ciência
    Por: Redação
    E-mail



    Cortar carboidrato na dieta é muito mais que modismo, ou uma receita pra emagrecer. Reduzir pão, arroz, macarrão, açúcar das refeições é uma arma poderosa pra combater doenças no fígado. Foi o que descobriu um estudo publicado no conceituado periódico Cell Metabolism.

    Cientistas suecos perceberam que restringir a ingestão de carboidratos durante duas semanas fez reduzir a gordura no fígado e melhorou indicadores de doenças cardiometabólicas (obesidade, diabetes, hipertensão) em pacientes com esteatose hepática –acúmulo de gordura no fígado não provocado pelo álcool, que gera inflamação e danos às células do órgão.

    Conseguimos mostrar que uma dieta isocalórica com diminuição de carboidrato e aumento da ingestão de proteínas é capaz de promover inúmeros benefícios metabólicos em humanos obesos com esteatose, afirmaram os autores do trabalho científico.

    Entre os índices de saúde melhorados com a dieta estão a redução da inflamação e a elevação do nível de ácido fólico no organismo. Segundo os pesquisadores, isso está associado a um aumento da capacidade do fígado em metabolizar gorduras – o que evita o acúmulo da substância no órgão.

    Também houve uma alteração positiva na microbiota dos participantes do estudo. É importante ressaltar que para qualquer grande alteração na dieta é essencial consultar um médico e um nutricionista.

    Fonte: Só Notícia Boa

    Veja mais parabólicas