• Parabólicas
    Data da publicação: terça-feira, 13 de março de 2018
    Aumentar os níveis de vitamina D pode reduzir o risco de câncer de fígado em até 50%
    Por: Redação
    E-mail



    Não adianta ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas. Para conseguir um bom nível de vitamina D, só pegando sol mesmo. Recentemente, um estudo aponta que esta vitamina pode ser mais importante do que você imaginava.

    Pesquisadores japoneses descobriram que os altos índices de vitamina D no sangue reduzem em até 50% as chances de desenvolver câncer de fígado. Os resultados melhores em termos de prevenção foram obtidos pela população masculina.

    O estudo analisou os dados de mais de 33 mil pessoas de ambos os sexos entre 40 e 69 anos. Foram analisados o histórico médico, hábitos alimentares e estilo de vida dos participantes, que também forneceram uma amostra sanguínea, através da qual foram estimados os níveis de vitamina D no sangue de cada um.

    Ao longo de 16 anos os participantes foram acompanhados, período em que ocorreram mais de 3 mil casos de câncer entre eles. Os dados foram analisados em conjunto com outras características, como idade, peso, gênero e estilo de vida.

    Não foram encontradas relações entre a vitamina D e o desenvolvimento de câncer de próstata ou pulmão, mas os riscos de câncer de fígado caíram pela metade entre os homens que participaram da pesquisa. Se considerado o total da população pesquisada, estes índices foram reduzidos em 20%.

    A vitamina D também é associada a outras condições de saúde, reduzindo significativamente o aparecimento de ansiedade e depressão e melhorando sintomas de doenças inflamatórias, como artrite reumatoide. A boa notícia é que basta uma exposição moderada ao sol para manter os níveis desta vitamina em dia.

    Fonte: Hypeness



    Veja mais parabólicas