• Parabólicas
    Data da publicação: terça-feira, 19 de junho de 2018
    Ciência diz que quem usa óculos é mais inteligente
    Por: Redação
    E-mail



    Quando alguém precisa passar a imagem de intelectual, confiável ou inteligente, colocar óculos é a primeira estratégia. A fim de comprovar se isso se verifica na realidade ou é apenas representação da cultura popular, cientistas da Universidade de Edimburgo fizeram uma pesquisa. O resultado: pessoas inteligentes têm 30% mais chance de enxergar mal e, portanto, de precisar de óculos.

    Eles analisaram mais de 300 mil pessoas entre 16 e 102 anos a partir de um banco de dados britânico e perceberam conexões que não haviam sido feitas até então, envolvendo diferentes questões biológicas. A proposta da pesquisa era avaliar se atributos como visão, pressão alta e expectativa de vida impactavam o nível intelectual. Foram identificados, então, 148 pontos no mapa genético associados a habilidades cognitivas — e a visão era realmente um deles.

    Além de uma visão menos privilegiada, níveis intelectuais mais elevados são menos encontrados em quem tem depressão e câncer de pulmão. Ou seja, os inteligentes se mostraram mais saudáveis em alguns aspectos.

    Fonte: Megacurioso

    Veja mais parabólicas