• Parabólicas
    Data da publicação: sexta-feira, 06 de julho de 2018
    Tribunal da China exibe fotos de devedores em paradas de ônibus
    Por: Redação
    E-mail



    O Tribunal Popular de Fuyang Yingquan, na China, decidiu exibir fotos de pessoas com dívidas judiciais em paradas de ônibus. O nome, rosto e informações detalhadas de 30 devedores foram estampados em pôsteres, que o tribunal promete atualizar todos os meses.

    E caso o inadimplente faça o pagamento da dívida, uma grande notificação com as palavras pagamento cumprido vai cobrir os dados divulgados. Os cartazes são colocados estrategicamente em paradas de ônibus próximos a bancos e centro comunitários.

    Segundo porta-voz do tribunal, o maior valor a ser pago entre os devedores expostos chega a quase R$ 1,65 milhão. Ele conta que a primeira leva de inadimplentes divulgada é uma das mais representativas, por incluir pessoas mais velhas ou que têm muito dinheiro.

    Em julho de 2013, o Supremo Tribunal Popular estipulou que, se um devedor se recusar a pagar (uma dívida), apesar de poder pagá-la, os seus direitos de privacidade e reputação devem ser um pouco restritos ou controlados, explicou o porta-voz.

    Essa medida prevê que o nome de uma pessoa, sexo, idade, número de identificação e detalhes da dívida podem ser exibidos por meio de canais públicos, como jornais, canais de TV, sites e outdoors.

    O tribunal informou que até o momento, das 30 pessoas expostas, apenas uma saldou a sua dívida.
    Fonte: R7


    Veja mais parabólicas