• Parabólicas
    Data da publicação: quarta-feira, 08 de agosto de 2018
    Ouvir música pode diminuir o seu estresse na consulta ao dentista
    Por: Redação
    E-mail



    Ir ao dentista pode ser muito estressante para algumas pessoas. Pensando em aliviar esse momento traumático (mas necessário!) do dia a dia, pesquisadores do Brasil e do Reino Unido analisaram se seria possível acalmar os pacientes com uma dose de música. E os resultados são bem animadores.

    O estudo envolveu 50 pacientes com pulpite irreversível e necrose pulpar (tipos de inflamações na polpa dentária), que foram divididos em dois grupos. Metade passou pelo tratamento endodôntico (o famoso tratamento de canal) ouvindo Träumerei, ópera de Robert Schumann, com fones de ouvido; e a outra metade fez o procedimento com fones de ouvido desligados.

    Analisando a saliva dos pacientes mais tarde, os pesquisadores observaram que o grupo que ouviu música clássica enquanto passava pelo tratamento apresentou um nível menor de cortisol, o hormônio do estresse, e menos sobrecarga cardíaca.

    O estudo foi realizado pelo grupo de pesquisa composto pela Unesp, a Faculdade de Juazeiro do Norte e a Oxford Brookes University, que se dedicam a estudar os efeitos fisiológicos da música. Uma outra pesquisa realizada pelo grupo recentemente concluiu que a música é benéfica também para o efeito de remédios para hipertensão.

    Fonte: Revista Galileu

    Veja mais parabólicas