O YouTube planeja exibir anúncios que educam as pessoas sobre técnicas de desinformação, após um experimento bem-sucedido da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
Os pesquisadores descobriram que os vídeos melhoraram a capacidade das pessoas de reconhecer conteúdo manipulador.
Eles serão exibidos na Eslováquia, República Tcheca e Polônia para combater fake news (notícias falsas) sobre refugiados ucranianos.
A pesquisa foi baseada em uma área de estudo em desenvolvimento chamada “prebunking”, que investiga como a desinformação pode ser desmascarada ao mostrar às pessoas como ela funciona — antes de serem expostas à mesma.
No experimento, os anúncios foram exibidos para 5,4 milhões de pessoas, das quais 22 mil foram inquiridas posteriormente.
Depois de assistir aos vídeos explicativos, os pesquisadores observaram:
- Uma melhoria na capacidade dos participantes de identificar técnicas de desinformação;
- Uma maior habilidade para discernir conteúdo confiável de não confiável;
- Uma capacidade melhor de decidir se deseja ou não compartilhar conteúdo.
A pesquisa revisada por pares foi conduzida em conjunto com o Google e será publicada na revista científica Science Advances.