O Supremo Tribunal Eleitoral (STE) informou que os eleitores vão ter um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. Pela primeira vez na história os votantes vão contar com uma urna eletrônica que libera a confirmação do voto (no botão verde “confirma”) e após 1 segundo do preenchimento completo, os números dos candidatos para cada cargo.
Após o eleitor finalizar cada uma das suas escolhas para Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República, a urna eletrônica irá emitir um som breve. Após a última escolha, à ela também vai emitir o som tradicional, a diferença é o maior período do som que vai ser emitido.
A ideia do novo processo é fazer com que o eleitor tenha mais tempo para verificar o voto, e não confirme o voto por engano. Em seu portal, o TSE disponibiliza um simulador de votação da urna eletrônica para as eleições deste ano, já com o tempo a mais para a confirmação do voto.
O primeiro turno das eleições gerais será realizado no dia 2 de outubro e um eventual segundo turno ocorre no dia 30 do mesmo mês.