Começa a valer em nove de outubro a nova regra para os rótulos dos alimentos.
Ela determina que as embalagens informem os dados nutricionais na parte frontal das embalagens, dentro do selo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. A apresentação deverá ser feita com o uso de letras pretas, com fundo branco, para facilitar a leitura.
Além disso, o consumidor deverá ser alertado sobre o alto teor de açúcares, de sódio e de gorduras saturadas, que são ingredientes considerados ruins para saúde.
Mas apesar da entrada em vigor da nova regras, alguns alimentos ainda serão comercializados nas embalagens antigas. É o caso dos produtos embalados antes do final do prazo de adequação. Eles poderão ser vendidos até vencer a validade ou até 9 de outubro do ano que vem.
Já os agricultores familiares e produtores artesanais terão até 9 de outubro de 2024 para começar a seguir a nova regra. No caso das bebidas não alcoólicas, de embalagem retornável, o novo rótulo vai entrar em vigor somente em 2025.
A medida pretende permitir que o consumidor possa escolhar produtos mais saudáveis, para prevenção da obesidade e das doenças crônicas.