Motoristas que não cometeram infrações de trânsito ao longo de 12 meses podem aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
O documento é uma oportunidade para premiar a boa conduta dos motoristas e permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos que seguem as normas de trânsito, como reduções de taxas de serviços públicos e privadas, condições especiais para locação de automóveis, contratação de seguros, descontos em pedágios e estacionamentos.
A adesão ao cadastro é voluntária, com autorização do condutor, e pode ser feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao fazer o cadastro, o condutor permitirá que seus dados sejam visíveis e se mostrará apto a receber os benefícios.
Já na outra ponta, empresas que desejam oferecer vantagens aos bons motoristas devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que disponibilizará por meio de formulário online. Essas empresas poderão, inclusive, receber o selo Parceiro do Bom Condutor para identificação em ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.