Os eleitores que não votaram no último no domingo, dia 2, terão seu direito de escolher seu candidato no segundo turno das eleições, na devida sessão eleitoral, no próximo domingo, dia 30, caso tenha todos os documentos em dia com a Justiça Eleitoral.
Segundo o Superior Tribunal Eleitoral, cada turno de votação é uma eleição independente e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. Em São Paulo, a escolha do eleitor para o segundo turno será para Governador e Presidente.
Como Justificar
O voto é obrigatório dos 18 aos 70 anos. Quem não compareceu em uma sessão para votar no primeiro turno tem até 60 dias para justificar a ausência. Para ficar em dia com o voto é possível usar algumas opções, como o formulário que trata-se de uma justificativa presencial. O eleitor precisa preencher um requerimento da justiça eleitoral, que precisa ser levado aos locais divulgados pelo Tribunais Regionais Eleitorais e cartórios eleitorais.
Além disso é preciso apresentar um documento com foto, seja e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação e outros. A consulta pode ser feita pelo site do (TSE).
Outra maneira de justificar é acessando o sistema justifica, pelos portais da Justiça Eleitoral. Além disso é possível usar o aplicativo e-Título, que pode ser baixado pelas plataformas digitais, Android e IOS. Para justificar via e-Título clique em mais opções e na opção justificativa de ausência.
Saiba como usar o e-Título
Alguns eleitores não vão poder votar nas eleições desse ano, pois estão com o título de eleitor cancelado e deveriam ter regularizado até o dia 4 de maio deste ano. O título é cancelado quando o eleitor não vota ou não justifica durante 3 turnos eleitorais seguidos.