Os beneficiados do programa auxilio Brasil tem até sexta-feira, 14 de outubro, para regularizarem suas informações no Cadastro único (CadÚnico). A regularização serve para evitar que o pagamento do auxílio não seja cancelado.
A atualização no cadastro, perante o CadÚnico, deve ser feita principalmente por pessoas que não realizaram nenhuma alteração no cadastro há mais de dois anos. A não regularização no cadastro pode levar a suspensão e cancelamento dos benefícios, podendo excluir as famílias que estão sem o cadastro em dia, a partir de julho de 2023. No Brasil, cerca de263 mil brasileiros precisam atualizar suas informações.
O usuário pode utilizar o aplicativo CadÚnico, disponível para os sistemas Android e IOS, assim como o site para saber em se o cadastro está em averiguação ou revisão cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros. Caso seja necessária alguma alteração nos dados, o Governo Federal entrará em contato via mensagem de texto, telegrama e, até mesmo, no caso de quem é inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), por mensagem na conta de luz.
Ao utilizar o aplicativo, é possível apenas confirmar os dados fornecidos, mas caso seja preciso fazer alguma alteração cadastral, é necessário comparecer a um posto de cadastramento, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Além do cadastramento a cada dois anos, os inscritos no Cadastro Único tem o comprometimento de atualizar seus dados em caso de mortes, nascimento, separação, mudança de domicílio e casamento.
Para o responsável familiar os documentos necessários são o CPF, ou Título de Eleitor. Além disso, ele deve apresentar pelo menos um dos documentos na lista abaixo para cada componente familiar:
- CPF, de preferência;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento;
- Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Título de Eleitor.