Câmara Municipal de Capivari presta homenagens aos pintores e empresas Sicad, i2 Consultoria e SF Ambiental
João Evangelista Diorio, Carlos Eduardo Dias da Silva, João Heraldo Salvatti e Júlio César estiveram na Câmara Municipal de Capivari na noite de segunda-feira, 07, para receberem uma Moção de Aplausos de autoria do vereador Vinícius Scarso (MDB) pelo Dia do Pintor, comemorado em 18 de outubro.
Outros pintores estiveram presentes na homenagem, a exemplo de Geison de Toledo que usou a tribuna e parabenizou os pintores escolhidos para representar a categoria: “Para mim essa Moção é muito significativa porque tenho 40 anos de idade, 23 de anos de pintura e aprendi com esses ‘caras’. Cresci vendo esses senhores pintarem, trazendo alegria para as casas, esses grandes profissionais”.
Toledo disse ainda que faz parte do Movimento Brasil por um Pintor Melhor e que o grupo está se fortalecendo em Capivari. Lorival Salvatti também foi convidado para a homenagem, mas não pôde comparecer por questões de saúde.
A outra Moção de Aplausos entregue na noite foi destinada aos representantes das empresas Sicad do Brasil, SF Ambiental e i2 Consultoria e Serviços de Engenharia pela realização de ações nas escolas voltadas à segurança, saúde e meio ambiente. João Flausino, Diogo Rossi e Solange Flausino receberam a Moção das mãos dos vereadores Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos) e Thiago Braggion (União Brasil).
Flausino, ao usar a tribuna, contou que esse projeto, idealizado pela empresa Sicad em parceria com a i2, começou em 2015 com os alunos dos 9os anos da escola municipal Professora Laura Quagliato, e, em 2016, foi expandido para a escola estadual Waldemar Thomazine.
Neste ano, com apoio da SF Ambiental, a escola municipal Augusto Castanho também foi contemplada. “A gente trabalha na gestão de resíduos, gerenciamento de resíduos e acreditamos que através da educação é possível uma sociedade mais consciente”, explicou Priscila Alves Nogueira, representando a empresa que funciona há mais de 10 anos em Capivari.
Após a entrega da Moção, os vereadores Ruan e Thiago fizeram a entrega de certificados a todos os envolvidos nas ações, incluindo diretores, professores e alunos das três escolas participantes.
Outras Moções
Durante a 36ª sessão ordinária, também foram aprovadas por unanimidade:
– Moção de Pesar nº 122/2022, de autoria da vereadora Inês Luísa Félix da Costa (União Brasil), aos familiares do senhor Gilberto Canobre.
– Moção de Pesar nº 123/2022, de autoria do vereador Thiago Braggion, aos familiares do guarda civil municipal José Carlos da Silva Perete.
– Moção de Pesar nº 124/2022, de autoria do vereador Nelson Soares (PL), aos familiares do senhor Robson Nardi.
Verba conquistada pelo vereador Thiago Braggion garante mais de 300 castrações de cães e gatos em Capivari
Oitenta castrações de cães e gatos foram realizadas em Capivari no último final de semana e mais 80 ocorrerão em dezembro, todas custeadas com o recurso conquistado pelo vereador Thiago Braggion (União Brasil) junto ao deputado estadual Bruno Lima (PP).
Com isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atingiu a marca de 888 castrações no atual mandato. “Foi uma cobrança desse vereador, no início da gestão não estava tendo castrações, lembrar que nem veterinário a gente tinha no CCZ”, declarou Braggion em tribuna na noite de segunda-feira, 07.
Ainda segundo o parlamentar, a verba contempla mais 160 castrações em 2023 e a reforma do CCZ. Ele parabenizou o setor pelo trabalho e disse que, atualmente, a causa animal é defendida no município.
Braggion revelou também que o seu pedido para a criação de um espaço pet em Capivari será atendido e a Prefeitura deverá construí-lo no Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli”.
Vereador Ruan Henrique questiona secretarias municipais e Saae sobre análise de indicações
As Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Urbano e de Segurança Pública e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) receberão requerimentos protocolados pelo vereador Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicans), solicitando informações sobre o método usado para a análise das indicações apresentadas pelos vereadores.
Nos documentos, o parlamentar questiona a maneira como cada setor analisa os pedidos, se existem discussões sobre a viabilidade da execução dos serviços e quais servidores participam do processo.
“Acredito que as respostas desses requerimentos serão válidas para todos os vereadores, para sabermos como essas solicitações são tratadas pelas secretarias e autarquia. Vale ressaltar que as indicações partem, quase que totalmente, de reivindicações apresentadas pela população. Nós, vereadores, somos os porta-vozes dos cidadãos perante o Poder Executivo”, explica Pellegrini.
Os requerimentos foram aprovados por unanimidade na noite da última segunda-feira, 07, e os setores têm até 30 dias para respondê-los.
Vereadora Paloma Tatiane solicita informações sobre aquisição de veículos para o setor de transportes da Prefeitura
Para obter mais informações sobre o Departamento de Frotas e Transporte da Prefeitura de Capivari, a vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP) apresentou um requerimento à Secretaria de Mobilidade Urbana que foi aprovado na noite da última segunda-feira, 07.
Nele, a parlamentar questiona a respeito do término do processo licitatório para aquisição de novos veículos para o setor. “Já faz um tempo que o projeto de lei que tratava desta finalidade foi aprovado pela Câmara Municipal e desejo saber como está o andamento”, explica.
Caso a licitação já tenha terminado, ela que saber: quantos e quais veículos foram adquiridos? Já foram entregues (se não, qual a previsão)? Os veículos tipo sedan poderão ser usados para transporte de pacientes?
“Acompanho de perto as dificuldades do setor, principalmente voltados à infraestrutura e condições de trabalho aos servidores, e sei que melhorias precisam ser feitas urgentemente. Espero que a compra desses novos veículos resultem em melhor atendimento à população”, declara Paloma.
Câmara Municipal de Capivari sedia encontro sobre revisão do Plano Diretor
Na tarde de terça-feira, 08, a Câmara Municipal de Capivari sediou o Encontro de abertura da revisão do Plano Diretor de Capivari, promovido pela Secretaria Municipal de Projetos, Convênios e Captação de Recursos e que reuniu dezenas de pessoas.
O presidente da Câmara Municipal, Du Tambú (Republicanos), não pôde estar presente, mas reforça a importância da revisão do Plano Diretor: “É com prazer que a Câmara Municipal de Capivari sedia esse Encontro, que é o pontapé inicial para o processo de revisão. O Poder Legislativo está à disposição e participará junto no que for preciso”.
O vereador Nelson Soares (PL) representou o presidente na reunião. Thiago Braggion (União Brasil), que é presidente da Comissão Temporária para Estudo do Plano Diretor, e Vinícius Scarso (PL), que é o relator, também estiveram presentes, além de Inês Luísa Félix (União Brasil), José Eduardo Pacheco (PL), Odésio de Jesus Ferraz (PSDB), Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos) e Sele Rosada (União Brasil).
A apresentação do cronograma de trabalho, que deve durar ao todo 12 meses, foi feita pelo professor Ivan Maglio e por Maria da Penha Costa Vasconcelos, ambos da USP (Universidade de São Paulo), instituição contratada pela Prefeitura para realizar a revisão.
O Plano Diretor é um conjunto de diretrizes que norteiam o desenvolvimento da cidade, abordando diversas áreas, tais como segurança, saúde, planejamento urbano e rural, meio ambiente, cultura e sustentabilidade, dentre outros. O de Capivari é de 2006, com algumas alterações feitas em 2011 (regulamentado pela Lei Complementar nº 36). É obrigatório que os municípios realizem a revisão a cada dez anos.
A Prefeitura de Capivari criou um ícone no site (www.capivari.sp.gov.br) sobre o Plano Diretor, onde a população pode obter mais informações sobre todo o processo e também colaborar respondendo ao questionário participativo.
Em 2023, os vereadores que fazem parte da Comissão Temporária para Estudo do Plano Diretor (Thiago, Vinícius, Inês, Sele e José Pacheco) promoverão ações de apresentação e disseminação do assunto nas escolas municipais, já que a participação e contribuição dos cidadãos são imprescindíveis para a criação de uma proposta abrangente e eficaz.
O Encontro foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da Câmara de Capivari no Youtube.
Vereadora Inês participa de reuniões dos Conselhos Estadual e Municipal de Meio Ambiente
A vereadora Inês Luísa Félix (União Brasil) e o servidor da Diretoria Municipal de Meio Ambiente Sérgio Serrano participaram de uma reunião ordinária do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), em São Paulo, que foi presidida pelo subsecretário Eduardo Trani.
Na ocasião, foi apresentada a estratégia climática do Estado de São Paulo, que envolve: Programa “Municípios Paulistas Resilientes”, Plano de Adaptação Climática do Estado de São Paulo, Acordo Ambiental de São Paulo e Plano de Ação Climática Net Zero 2050.
Inês e Serrano conversaram, no final do encontro, com Anselmo Guimarães de Oliveira, secretário executivo do Consema, a respeito de ações desenvolvidas em Capivari na área do meio ambiente.
E mais
No dia seguinte, a vereadora também participou da reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), no Siam, com apresentação de diretrizes voltadas à reciclagem de lixo eletrônico e logística reversa feita pelo superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdemir Aparecido (Mimo).
“Acompanho de perto porque tenho afinidade com a temática ambiental e porque acredito que as discussões em torno do assunto precisam crescer cada vez mais, assim como os investimentos por parte do poder público. Inclusive, parabenizo a equipe da Diretoria de Meio Ambiente de Capivari pelo excelente trabalho que estão fazendo”, comenta Inês.
Vereador José Eduardo Pacheco busca apoio do deputado Rafa Zimbaldi para regularização dos catadores de reciclagem de Capivari
Dando continuidade às ações para regularização dos catadores de reciclagem de Capivari e criação de uma cooperativa, o vereador José Eduardo Pacheco (PL), acompanhado do pai e ex-vice-prefeito Júnior Pacheco, esteve reunido com o deputado estadual Rafa Zimbaldi (CID) na tarde de quarta-feira, 09, em São Paulo.
Pacheco apresentou ao deputado à proposta que está em andamento no município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, para a inserção dos catadores de reciclagem no modelo empresarial MEI (Microempreendedor Individual).
“Além de enviar verbas, os deputados também colaboram com o desenvolvimento de projetos, e, como o Rafa foi vereador de Campinas por muito tempo, resolvemos trocar ideias sobre a implantação de uma cooperativa de reciclagem em Capivari”, explica o vereador.
Ainda segundo Pacheco, ficou acertado de que o deputado irá intermediar uma visita a uma cooperativa de catadores de reciclagem de Campinas, para conhecerem o funcionamento e a dinâmica do projeto.
Presidente Du Tambú participa de encontro voltado ao saneamento rural
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Du Tambú (Republicanos), participou da abertura do V Encontro das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 10, no plenário da Casa de Leis.
Além do presidente, também estiveram presentes o prefeito Vitor Riccomini (União Brasil), o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Bagnato, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Bruno Sampaio, e a vereadora de Piracicaba Nancy Thame.
“É uma honra para a Câmara Municipal de Capivari sediar eventos tão importantes para a cidade, a exemplo desse voltado ao saneamento rural. Reforço, mais uma vez, a nossa parceria em ações que tragam melhorias e colaborem com o desenvolvimento do nosso município”, comenta Du Tambú.