Neste domingo (13) cerca de 3,4 milhões de participantes que estão com a inscrição confirmada vão realizar a primeira, das duas provas, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em mais de 1,7 mil municípios do país. Entretanto, os candidatos que estiverem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova.
Assim como nos dois anos anteriores, os estudantes doentes, nos dias da aplicação da prova, poderão fazer à solicitação a reaplicação do enxame. A solicitação de reaplicação é feita na página do participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação e, terá cada pedido analisado de maneira individual. A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Serão aceitas justificativas de candidatos com Covid 19, tuberculose coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.
Para fazer a solicitação, o estudante precisará de um documento legível que comprove a doença, seguindo algumas descrições:
- Nome completo
- Diagnóstico com a descrição da condição,
- Código da Classificação Internacional de Doença (CID 10)
- Assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Ministério da Saúde (RMS) ) ou de órgão competente
- Data do atendimento.
Além disso, o exame seguirá as medidas de proteção contra a Covid 19, com distanciamento entre os candidatos. O uso de máscara facial será obrigatório, menos nos estados e municípios onde esse uso esteja liberado em locais fechados.
Veja outros informações sobre o Enem 2022:
Plataforma Questões do Enem ajuda estudante a se preparar para provas
Enem 2022 começa no próximo domingo; quase 3,4 milhões de estudantes se inscreveram para o exame
Enem terá tabela de pontos para vagas em cada curso como referência para o Sistema de Bonificação