A Caixa Econômica Federal começou a liberar nesta quinta-feira (17) as parcelas de novembro do Auxílio Brasil. Até o dia 30 deste mês, o beneficio será liberado de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS). Hoje, recebem aqueles que possuem o NIS de final 1.
Neste mês, diferente de outubro, não houve uma antecipação do benéfico. Até dezembro, o valor continuara sendo de 600 reais, seguindo emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional. Para quem contratou o empréstimo consignado, o valor da parcela será descontado automaticamente.
O Auxílio Brasil é um recurso utilizado para beneficiar pessoas em situação de extrema pobreza. Famílias em situação de pobreza também possuem direito ao beneficio, mas precisam ter parentes em fase de gestação ou membros familiares com menos de 21 anos.
Rebem automaticamente o beneficio aqueles que já tinham o programa Bolsa Família. Entram numa lista de espera, as pessoas que possuem o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais (Cad único), mas não recebiam o Bolsa Família. Quem não possui o cadastramento no Cad único, deve buscar um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer o registro.
Além disso, os beneficiários com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017, precisavam regularizar o prazo até o dia 11 de novembro. O Cad único não garante o recebimento de benefícios, como o próprio auxilio Brasil, mas é necessário para que a inscrição seja avaliada.
Vales gás
O vale gás é um programa pago a cada dois meses seguindo as datas do auxilio Brasil. Em dezembro, será efetuado a última parcela de 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. No primeiro mês de 2023, está previsto que as famílias de todo o país voltem a receber o valor médio de 50% do botijão.