Apenas 5 em cada 100 estudantes do Ensino Médio da rede pública do País sabem o esperado de matemática.
É o que revela um levantamento feito pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (lede), com base nos resultados do Saeb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Isso na média. Porque a análise por unidade da federação mostra que em 16 estados o percentual de alunos da rede pública que termina o terceiro ano do ensino médio com aprendizado considerado adequado em matemática não chega nem a esse.
Nacionalmente, segundo o levantamento, 57% dos estudantes prestes a se formar mostram conhecimentos insuficientes na disciplina e 38% sabem apenas o básico.
Em língua portuguesa, a situação, apesar de estar longe do ideal, é um pouco melhor.
Leia Mais:
31 em cada 100 alunos do ensino médio da rede pública têm aprendizado adequado.
Comparando os níveis de conhecimento adequado em ambas as disciplinas averiguados no ano passado, com os percentuais obtidos em 2019, ano pré-pandemia, é possível tirar duas rápidas conclusões: a crise sanitária impactou de maneira negativa o ensino público brasileiro e a defasagem na aprendizagem de matemática no nosso país é um problema histórico.
Isso porque, no ano anterior à pandemia, o índice de estudantes com conhecimento avaliado como adequado em matemática era de 7% e, em português, de 34%.