Renan Dal Zotto não é mais técnico da seleção brasileira. Neste domingo (8), após a vitória sobre a Itália, por 3 sets a 2, no Maracanãzinho, ele anunciou que não completará o ciclo para os Jogos de Paris, no ano que vem. O resultado garantiu o principal objetivo da temporada, que era levar uma das vagas para as Olimpíadas em 2024.
Renan comunicou a decisão de deixar a seleção na noite de sábado. Sendo assim, ele conversou com Radamés Lattari, presidente da CBV, e anunciou que não comandaria mais a equipe, independentemente do resultado da partida contra a Itália. Jogadores e comissão técnica não foram avisados, pois o técnico temia que o anúncio atrapalhasse a concentração antes do jogo.
Entretanto, ainda não há um novo nome para assumir o cargo. Bernardinho, atual coordenador de seleções, é o nome mais forte para voltar ao comando da seleção. O presidente da entidade, Radamés Lattari, no entanto, despistou, “É um irmão que eu tenho dentro do vôlei. Está acima de qualquer outra coisa. A única coisa que eu não quero é que ele abandone a CBV. A CBV precisa dele, por tudo o que ele já fez pela seleção. A seleção só se reúne daqui a algum tempo. Vamos pensar com calma. Agora, o que a gente precisa, é exaltar o que ele fez”.
Renan assumiu a seleção em 2017, após a saída de Bernardinho da equipe. Desde então, acumulou bons e maus momentos. No início, conquistou a Copa dos Campeões, em 2017, e a Copa dos Campeões, em 2019. Depois, na Liga das Nações de 2021, o técnico não estava no banco. À época, ele ainda se recuperava da infecção por Covid.
Veja também:
- Pódio duplo faz Brasil atingir recorde no Mundial de Ginástica
- Brasil tem projeto para ser candidato à sede da Copa de Futebol Feminino
Inclusive, um dos fatores que fizeram com que o técnico tomasse essa decisão foi a saúde, a Covid que o deixou internado por 36 dias em 2021 deixou sequelas. Estresse, palpitação, dormência nos braços. Além disso, ainda deve passar por cirurgias nos joelhos. Sendo assim, ao conversar com a mulher, Annalisa Blando, preferiu sair de cena, não importasse o resultado final do Pré-Olímpico.