50 alunos de capoeira do projeto “A Capoeira Resgatando a Cidadania”, comandado pelo capoeirista Lucianinho, foram batizados no último sábado (21). O 4º batizado e troca de cordões aconteceu na Eicap José Anninchino Fu Paulo, no bairro São João Batista.
Os alunos graduados foram moradores do bairro São João e também os que participam do projeto através da instituição Casa Nossa Mãe.
O evento contou com a participação de mestres e professores de São Paulo, Campinas, Indaiatuba, Piracicaba, Santa Bárbara, Americana, entre outros da região de Capivari.
O PROJETO
É um projeto social que visa promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio da capoeira. Fundado há mais de 8 anos, tem como missão de oferecer oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e integração comunitária, o projeto utiliza a capoeira como ferramenta principal para alcançar esses objetivos.
As atividades incluem aulas de capoeira ministradas por instrutores qualificados, palestras educativas sobre temas relevantes para a comunidade, como saúde, higiene pessoal e prevenção de drogas, além de eventos culturais e esportivos.
Através da prática da capoeira, buscamos não apenas ensinar os fundamentos dessa arte marcial afro-brasileira, mas também promover valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e autoconfiança. O objetivo é ajudar as crianças e jovens a desenvolverem habilidades físicas, sociais e emocionais que serão fundamentais para o seu futuro.