As famílias que precisaram ser abrigadas em Capivari após o transbordamento do Rio Capivari começaram a retornar para suas casas nesta segunda-feira (11). O rio, que havia atingido 2,06 metros de altura na última sexta-feira (8) devido às fortes chuvas, causou a evacuação de diversas residências, principalmente no bairro Moretto e na região central da cidade.
De acordo com a prefeitura de Capivari, quatro famílias, totalizando 12 pessoas, que estavam desabrigadas, e duas famílias, com seis pessoas desalojadas, já conseguiram voltar para suas casas na manhã desta segunda. As casas afetadas estão localizadas na Rua João Moretti e na Rua Tiradentes.
A forte chuva registrada na última sexta-feira (8) deixou a cidade com 51 milímetros de precipitação. Esse volume fez o nível do Rio Capivari subir rapidamente e atingir a marca de 2 metros, o suficiente para causar o transbordamento. A água invadiu parte da Rua João Moretti e, por precaução, as famílias foram orientadas a deixar suas casas. O município montou um esquema de apoio, com caminhões para retirar os pertences e levar as famílias até o Ginásio Ronaldão, que foi improvisado como abrigo.
Após o pico da cheia, que ocorreu na tarde de sexta-feira, o nível do rio começou a baixar já na madrugada de sábado (9), chegando a 1,76 metro. Embora tenha registrado novos aumentos temporários devido às chuvas provenientes das cidades vizinhas de Monte Mor e Campinas, o nível do manancial foi estabilizado, e na manhã de hoje estava em 1,60 metro.
A normalização das condições e a redução do risco de alagamentos permitiram o retorno das famílias para suas residências, aliviando a situação das pessoas que haviam sido forçadas a deixar suas casas por segurança. A Defesa Civil de Capivari segue monitorando a evolução do rio para garantir a segurança da população.