Na noite desta quarta-feira (4), os amantes da astronomia têm um motivo especial para observar o céu. Será possível ver a olho nu a proximidade entre a Lua e o planeta Vênus, um fenômeno conhecido como “conjunção”. De acordo com Felippe Whonrath, do Observatório Municipal Jean Nicolini, o evento poderá ser visto do pôr-do-sol até por volta das 21h.
“À medida que o dia avança, a Lua se aproxima de Vênus. Ao pôr-do-sol, os dois astros estarão praticamente lado a lado. Esse fenômeno não será visível novamente amanhã, pois a Lua vai nascer depois de Vênus”, explica Whonrath.
Para assistir ao espetáculo, basta olhar para o céu na direção Oeste assim que escurecer. Vênus, o terceiro objeto mais luminoso do céu depois do Sol e da Lua, estará acompanhado da Lua, que estará em fase nova e quase crescente.
Júpiter também se aproxima do planeta Terra
Além da conjunção entre a Lua e Vênus, outro fenômeno astronômico chama a atenção nesta quarta-feira. O planeta Júpiter, que se aproxima da Terra, poderá ser visualizado nascendo no Leste. Whonrath destaca que, com um céu aberto, é possível observar três planetas ao mesmo tempo.
O astrônomo Orlando Rodrigues Ferreira complementa, informando que Júpiter, o maior planeta do sistema solar, terá sua aproximação máxima com a Terra na sexta-feira (6), a uma distância de 611.484.288,4 km. “Júpiter começará a dominar o céu noturno pelos próximos meses, proporcionando um belo espetáculo para os observadores”, conclui Ferreira.