A Secretaria de Saúde divulgou, na manhã desta segunda-feira (9), os dados referentes às consultas agendadas no mês de novembro. As informações abrangem as visitas realizadas no Centro de Especialidades Médicas “Shalom”, no Centro de Saúde Dr. Mário Dias de Aguiar e no Centro de Fisioterapia. Ao todo, foram agendadas 3.064 consultas e exames nessas unidades, mas 963 faltas foram registradas, representando 23,29% de absenteísmo.
A pasta destaca a importância de os pacientes informarem com antecedência a unidade de saúde em caso de falta, para que outras pessoas possam ser atendidas e a fila de espera seja reduzida. Cada ausência, segundo a Secretaria, gera aumento nas demandas por urgências, desperdício de recursos públicos e compromete a produtividade e eficiência dos serviços de saúde.
Em comparação com o mês de outubro, o índice de absenteísmo em novembro teve um aumento de 9%, uma vez que a porcentagem de faltas no mês anterior foi de 14,44%. A Secretaria orienta que, caso seja necessário faltar a uma consulta ou exame, o paciente deve realizar o cancelamento com 48 horas de antecedência, diretamente no Posto de Saúde ou Unidade onde foi feito o agendamento.
Para mais informações sobre as campanhas organizadas pela Secretaria de Saúde, os cidadãos podem comparecer na rua Padre Haroldo, 553, no Centro, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3492-8200.