Nesta terça-feira, 10 de dezembro, a Escola de Samba Vai Com Tudo e +10 realizou em sua sede a formatura dos alunos da Oficina de Ritmistas e Oficina de Dança (Samba). Foram entregues certificados de participação aos novos alunos, parabenizando-os pela conclusão dos estudos.
Desde 2022, a escola possui em seu cronograma a Oficina de Ritmistas, que tem por objetivo atrair o público infanto-juvenil para a prática de instrumentos da bateria de escola de samba, desenvolvendo um projeto social e cultural gratuitamente.
Neste ano, a novidade foi a inserção da modalidade de dança para preparar passistas e porta-bandeira para os futuros carnavais. As aulas tiveram início no mês de abril foram finalizadas na primeira semana de dezembro.
Foram nove meses de atividades ininterruptas na Oficina de Ritmistas, com aulas ministradas pelos Mestres de Bateria da Escola e aulas de dança (samba) com as passistas da Vai com Tudo. Durante esse período, os alunos se apresentaram gratuitamente em diversas ocasiões, como na Feira Noturna de Capivari, Baile de Miss e Mister Melhor Idade, entre outros eventos e espaços culturais.
Além disso, realizaram quatro ensaios abertos em praças e espaços públicos para a divulgação do projeto, os chamados “Ensaios Externos”.
“A ideia surgiu com o intuito de tirar os alunos da nossa quadra e levá-los para um ambiente externo, numa prática ao ar livre, buscando incentivá-los e à divulgação das nossas atividades em espaços públicos”, diz o mestre de bateria Túlio Schincariol.
Leia também:
- Vai Com Tudo e +10: desfile de 50 anos abrilhanta o Carnaval de Capivari
- Canaval 2024: Vai Com Tudo e +10 prepara desfile especial em comemoração aos 50 anos da escola
Somando-se à iniciativa das aulas externas e ao ensino de música e dança, a diretoria atual decidiu formar então a Escola de Samba Mirim, uma agremiação completa composta por crianças e jovens, principalmente de baixa renda e em situação vulnerável, com o apoio de instituições como Associação Santa Rita de Cássia, Casa da Criança, Casa Nossa Mãe, Escola Waldemar Thomazine e Teto & Afeto.
“Nas últimas gestões da nossa agremiação, a Vai Com Tudo vem se esforçando para atrair jovens e crianças para nossas atividades e hoje a criação da Escola de Samba Mirim é o resultado de muito esforço e dedicação de nossos integrantes” relata Matheus Basso, Presidente da Escola de Samba.
A Escola de Samba Vai Com Tudo e… +10 foi contemplada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei Nº 14.399/2022) na categoria Seleção Espaço, Ambientes e Iniciativas Artístico-Culturais pelos projetos da Oficina de Ritimistas e Escola de Samba Mirim.
A Escola também foi contemplada, pela mesma lei, como Ponto de Cultura, conforme a Política Nacional de Cultura Viva.