Na semana em que são celebrados os dias do Engenheiro (11), Pedreiro (13) e Arquiteto (15), o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) destaca o papel fundamental da construção civil paulista na economia brasileira. O setor representa 27,6% do segmento nacional, o que corresponde a 4% do PIB do país.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), informou que houve um aumento de 30% no número de vagas de emprego no setor entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Atualmente, os PATs oferecem 1.234 oportunidades em todo o estado de São Paulo para quem deseja ingressar na construção civil.
As principais vagas disponíveis incluem servente de obras (440 vagas), pedreiro (349 vagas), carpinteiro (180 vagas), pintor de obras (49 vagas) e eletricista de instalações (41 vagas).
Como se candidatar
Os interessados podem se candidatar às vagas de emprego nos PATs, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho. O estado de São Paulo conta com mais de 200 unidades de atendimento, e os endereços podem ser consultados no site: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats.
Além das vagas de emprego, as unidades dos PATs oferecem outros serviços à população, como habilitação ao Seguro-Desemprego, orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital e sobre os cursos de qualificação profissional gratuita do Qualifica SP, programa da SDE. As empresas também podem contar com serviços gratuitos, como a intermediação de processos seletivos para a contratação de novos funcionários.