As festas de Natal de 2024 devem ser marcadas por muitas nuvens e condições para pancadas de chuva em praticamente todo o Brasil, principalmente durante a tarde e à noite. A previsão aponta que a chuva mais frequente e volumosa ocorrerá nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, enquanto o Sul e o Nordeste terão menores condições para precipitações.
Em relação às temperaturas, a tendência é de um Natal quente, com muito calor e abafamento em todo o território brasileiro. Não há previsão de entrada de ar frio de origem polar, o que deve garantir temperaturas elevadas durante as festividades.
Região Sudeste: Frente fria traz chuva e instabilidade
Para a região Sudeste, o fim de semana que antecede as festas de Natal será marcado por uma frente fria que passará pela costa da região, trazendo instabilidade para o tempo. No sábado, 21 de dezembro, a frente fria estará sobre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, deixando o tempo bastante nublado e com diversas pancadas de chuva. O sol pode aparecer entre as nuvens, mas o ar permanecerá abafado ao longo do dia. As chuvas podem ser de moderada a forte intensidade, com raios em todos os estados da região.
Entre domingo, 22, e segunda-feira, 23 de dezembro, a frente fria deve se aproximar do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas já perdendo intensidade. Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, o Espírito Santo deverá enfrentar bastante nebulosidade e chuvas durante o dia, com alguns períodos de sol, inclusive na Grande Vitória.
Para as demais áreas do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o sol aparecerá pela manhã, mas a nebulosidade deve aumentar ao longo do dia, com pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite. A previsão também indica que essas chuvas podem ser moderadas a fortes, com raios, afetando a capital de todos os estados da região.
Fique atento à previsão, pois, durante o período das festas de Natal, é esperado tempo instável e com chuvas fortes, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, enquanto o calor e o abafamento dominarão em todo o território.