Um estudo publicado na revista científica Cell, na última sexta-feira (13), revelou que, embora o jejum intermitente seja eficaz para a perda de peso, ele pode desencadear uma resposta de estresse no organismo, resultando na queda de cabelo. A pesquisa, conduzida com camundongos e com a participação de 49 voluntários humanos, sugere que os benefícios dessa estratégia alimentar podem não ser universais, afetando de forma negativa alguns tipos de células e tecidos.
O jejum intermitente, que alterna períodos de jejum prolongado (de 16 a 24 horas) com períodos de alimentação sem restrições, tem sido popularizado como uma maneira de acelerar o metabolismo e promover o emagrecimento. No entanto, o estudo sugere que os efeitos sobre o corpo vão além do emagrecimento, afetando até o crescimento capilar.
Para entender esse impacto, os pesquisadores submeteram camundongos a dois tipos de regimes de jejum intermitente: um com alimentação restrita por tempo e outro com jejum em dias alternados. Após três meses, os camundongos que seguiram a dieta apresentaram regeneração capilar mais lenta em comparação com os animais que comeram normalmente. Os cientistas rastrearam o efeito até a morte das células-tronco do folículo capilar, devido a um estresse causado pela comunicação entre as glândulas suprarrenais e as células de gordura da pele. Esse processo levou à liberação de ácidos graxos, prejudicando o metabolismo das células-tronco e, em alguns casos, resultando em sua morte.
Em testes realizados com 49 voluntários humanos, os pesquisadores observaram que o crescimento do cabelo foi 18% mais lento no grupo que seguiu o jejum intermitente, quando comparado ao grupo controle, que manteve uma alimentação sem restrição de tempo. Testes moleculares sugerem que o mecanismo responsável por essa diminuição no crescimento capilar seja similar ao observado nos camundongos.
Diante desses resultados, os pesquisadores afirmam que o estudo pode abrir caminho para investigações futuras sobre os efeitos do jejum nas células do cérebro e em outros tecidos do corpo.