O atacante Vinicius Júnior será eleito o Melhor Jogador do Mundo nesta terça-feira (17), durante a premiação do Fifa The Best, que acontece em Doha, no Catar, às 14h (horário de Brasília). Com isso, Vini Jr. se junta a outros grandes nomes do futebol brasileiro, como Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, que já receberam o prêmio em diversas edições da premiação, criada em 1991.
Vini Jr. será o primeiro brasileiro a vencer a honraria desde 2007, quando Kaká levou o troféu. Ele ficou em segundo lugar na Bola de Ouro de 2024, mas se destacou por sua excelente temporada pelo Real Madrid, conquistando títulos importantes como a Liga dos Campeões e LaLiga. O atacante atuou em 39 partidas, marcou 24 gols e deu 11 assistências, sendo peça-chave no time espanhol durante a temporada 2023/24.
O Real Madrid, atual clube de Vinicius Júnior, está no Catar para disputar a final da Copa Intercontinental, contra o Pachuca, do México, nesta quarta-feira (18), às 14h. O jogador viajará para a premiação após o treino com a equipe nesta terça-feira, retornando logo em seguida para a concentração do time.
Thiago Maia será premiado com o Troféu Fair Play
Outro brasileiro que será premiado no evento é o volante Thiago Maia, do Internacional. Ele receberá o Troféu Fair Play da Fifa por sua heroica atuação durante as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024. O jogador foi um dos civis que se atiraram nas águas que invadiram Porto Alegre para resgatar pessoas e animais. Sua imagem, com uma senhora nas costas e a água até o peito, viralizou nas redes sociais, tornando-se símbolo de solidariedade e coragem.
Vini Jr. faz história como o segundo brasileiro mais jovem a conquistar o prêmio
Com apenas 24 anos, Vinicius Júnior é o segundo brasileiro mais jovem a conquistar o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, considerando a idade dos jogadores no final da temporada. Ronaldinho Gaúcho, que tinha 24 anos e nove meses em 2004, foi o mais jovem, enquanto Ronaldo Fenômeno venceu aos 20 anos, em 1996.
Premiação e mais conquistas brasileiras
Ao todo, 10 prêmios serão entregues na cerimônia, incluindo as categorias de Melhor Jogador, Melhor Jogadora, Melhor Treinador e Melhor Treinadora, além de prêmios individuais como o Puskás (para o gol mais bonito no futebol masculino), Prêmio Marta (para o gol mais bonito no futebol feminino) e o Fifa Fair Play.
Na disputa por uma vaga nas seleções da temporada, Vini Jr. e Rodrygo estão entre os atacantes indicados, ao lado do argentino Germán Cano, do Fluminense. O meia Ganso e o zagueiro Nino, também do Fluminense, figuram entre os indicados, assim como os brasileiros Dante, Bremer e Gabriel Magalhães, e o goleiro Ederson. Entre as mulheres, as brasileiras Lorena (goleira), Rafaelle e Tarciane (zagueiras), Portillo (meia), Kerolin e Adriana (atacantes) também estão na disputa.
A premiação promete ser um marco importante para o futebol brasileiro, com Vinicius Júnior conquistando o reconhecimento mundial por sua incrível temporada.