Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde de Capivari organizou a Campanha “Janeiro Roxo” com o objetivo de intensificar o tratamento e a prevenção contra a Hanseníase. A ação teve como destaque, no último sábado, dia 1º, uma busca ativa de casos da doença no Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”, que contou com a presença de uma equipe especializada. O atendimento resultou em mais de 50 consultas.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, ao todo, foram realizados 53 agendamentos prévios, dos quais 28 consultas foram efetivadas. No entanto, 25 pessoas não compareceram à unidade de saúde, gerando uma taxa de absenteísmo de 47%. Durante a ação, sete pacientes foram encaminhados para o dermatologista e quatro receberam solicitações de exames mais detalhados sobre a Hanseníase.
A Secretaria de Saúde reforça a importância do acompanhamento para aqueles que não puderam comparecer e orienta que entrem em contato com a Unidade de Saúde mais próxima para dar continuidade à investigação. Caso o diagnóstico de Hanseníase seja confirmado, o tratamento é totalmente eficaz e gratuito, sendo essencial seguir o tratamento corretamente do início ao fim.
A Vigilância Epidemiológica de Capivari está localizada na Avenida do Carmo, 60, no bairro Vila Cardoso, e atende pelo telefone (19) 3492-7326. Já o Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”, situado na Rua Padre Haroldo, 553, no Centro, pode ser contatado pelo telefone (19) 3492-8200.