A Secretaria de Meio-Ambiente e Agricultura, em parceria com a Defesa Civil de Capivari, realizou o resgate de um filhote de gambá no bairro São João Batista, após o pedido de moradores. O animalzinho estava com uma das patas lesionadas e precisou de cuidados especiais para sua recuperação.
O gambá recebeu atendimento veterinário fornecido gentilmente por Maísa da Cruz, especialista em fisioterapia, e Ariani Ferreira da Cruz, profissional que cursa especialização em animais silvestres e exóticos. Ambos continuam prestando suporte no processo de recuperação do filhote, enquanto os profissionais da Secretaria de Meio-Ambiente e Agricultura cuidam do animal com todo o carinho, visando sua pronta reintrodução à natureza.
Karen Bertoldo, Secretária de Meio-Ambiente e Agricultura, destacou a importância do trabalho de resgate e preservação da fauna local. “É comum que as pessoas procurem a Secretaria e a Defesa Civil para o resgate de animais silvestres. Quando estão machucados, são levados a locais parceiros, como clínicas veterinárias e CETRAS, e quando estão saudáveis, são soltos perto de onde foram encontrados. O trabalho é essencial, pois os gambás, ou saruês (Didelphis albiventris), têm um papel ecológico importante no controle de escorpiões, aranhas e cobras”, explicou.
A Secretaria de Meio-Ambiente e Agricultura está localizada no Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli, na Rua Érico Veríssimo, no bairro Morada do Sol. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (19) 3492-0116. Em caso de emergências envolvendo animais silvestres, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 ou (19) 3492-3186.