Na última segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Capivari realizou uma audiência pública para apresentar e avaliar o cumprimento das Metas Fiscais do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social, conforme estabelece o parágrafo 4º do art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal. O evento teve como objetivo analisar a execução orçamentária até o 3º quadrimestre de 2024, considerando os principais fatores que impactaram as receitas, despesas e limites constitucionais do município.
Durante a audiência, o superintendente de Controladoria, Marinilso Stênico, e o contador Luís Leonardo Guilherme detalharam os números relacionados ao resultado primário e à execução fiscal. A apresentação também destacou os aspectos que influenciaram o desempenho das finanças públicas e o cumprimento das metas estabelecidas pelo governo municipal.
A audiência contou com a presença dos vereadores Clóvis Zani (PSD), Dra. Franciele Reis (PL), Inês Luísa Félix (PL), Odésio Ferraz (PSD), Ruan Henrique (MDB), Sandro Modas (PP) e Vinícius Scarso (MDB), além de servidores da Câmara Municipal, do procurador jurídico, Dr. Murilo Kerche, e do diretor financeiro, Leonel Riberto.
O procurador jurídico da Câmara, Dr. Murilo Kerche, ressaltou a importância dessa análise para garantir a transparência da administração pública e o acompanhamento contínuo da execução do orçamento, destacando a relevância do processo para a sociedade.
O vereador Ruan Henrique (MDB), presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, também fez questão de comentar o trabalho realizado, afirmando que “a avaliação do cumprimento das metas fiscais demonstra o esforço do atual governo no caminho da disciplina fiscal e gestão adequada dos recursos públicos.”
As próximas audiências públicas para a avaliação das metas fiscais estão agendadas para os meses de maio e setembro de 2025, e fevereiro de 2026, continuando a transparência e o acompanhamento da gestão fiscal do município.