A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou nesta sexta-feira (14) o registro de dez casos de febre amarela no estado, com seis vítimas fatais. A pasta confirmou que nenhuma das pessoas que morreram havia sido imunizada contra a doença. Além disso, também foram encontrados 30 macacos infectados com o vírus em regiões como Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco.
A secretaria ainda descartou casos de febre amarela urbana, o que significa que a transmissão da doença ocorre exclusivamente em áreas rurais. Segundo o órgão, o estado recebeu 1,9 milhão de doses da vacina contra a febre amarela este ano, de um total de 6 milhões solicitados ao Ministério da Saúde para 2025.
Com a proximidade do carnaval, período de maior circulação de pessoas, especialmente em regiões de mata e zonas rurais, a Secretaria de Saúde recomenda que todos que viajarão para essas áreas busquem a imunização antes de suas viagens.
A febre amarela se manifesta com sintomas iniciais como febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Em caso de suspeita da doença, é essencial procurar atendimento médico imediatamente.
A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra a doença, e a secretaria reforça a importância da imunização para evitar novas ocorrências e surtos.
LEIA TAMBÉM: