O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) assinou, nesta sexta-feira (14), a ordem de serviço para a instalação de 27 novos radares em diversas rodovias da região de Piracicaba, no interior paulista. A previsão é que os equipamentos entrem em operação até maio deste ano. A licitação para implantação foi aberta em 2021, mas passou por diversos adiamentos até ser finalmente concluída.
Os novos radares serão instalados em trechos das rodovias SP-133, SP-135, SP-151, SP-304, SP-306 e em outros pontos das cidades de Piracicaba, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste, Iracemápolis e Nova Odessa. Esses locais foram escolhidos com base em estudos que identificaram áreas com altos índices de acidentes e outros fatores críticos, como a proximidade de fauna e as condições geométricas das vias.
Ao todo, o projeto prevê a instalação de 649 radares em todo o estado de São Paulo, com a maioria das unidades focadas em rodovias não concedidas à iniciativa privada. Em Piracicaba, os radares serão distribuídos em pontos estratégicos, como nas rodovias que cruzam o município e em áreas de maior fluxo de veículos e pedestres.
De acordo com o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento, a presença dos radares tem como objetivo reduzir o número de acidentes e melhorar a segurança dos motoristas. “A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explicou Nascimento.
Além de fiscalizar a velocidade, os novos radares também contarão automaticamente os eixos dos veículos, fornecendo dados estatísticos em tempo real para o DER-SP. Eles serão do tipo fixo-redutor, com display para mostrar a velocidade dos veículos em locais urbanos de maior densidade, e fixo-controlador, que mede a velocidade sem exibição de informações em locais de maior velocidade, como trechos rurais.
A instalação dos novos aparelhos é uma resposta ao término do contrato anterior, que ocorreu em 2020. Após a remoção dos radares antigos em janeiro de 2021, uma nova licitação foi realizada, mas enfrentou adiamentos e ajustes no edital. A nova gestão do DER-SP revisou os contratos e, após novos estudos, definiu os locais e os tipos de radares a serem instalados. O valor total da licitação foi de R$ 83,7 milhões, com quatro empresas responsáveis pela instalação dos equipamentos.