Na manhã desta segunda-feira (17), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Campinas, deflagrou a “Operação Linha Vermelha”, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa investigada por crimes graves como lavagem de dinheiro, exploração sexual de menores e organização criminosa armada. A operação está cumprindo 23 mandados de busca e apreensão em seis cidades do estado de São Paulo.
Os mandados estão sendo cumpridos em Campinas, Jundiaí e Indaiatuba, além de Taboão da Serra e Santo André, na Grande São Paulo, onde a Polícia Civil de São Paulo também está atuando na execução das ordens. Durante a ação, fiscais da Fazenda do Estado de São Paulo investigam um estabelecimento comercial suspeito de ser utilizado para lavagem de capitais, ampliando as frentes de investigação da operação.
O material apreendido pelas equipes de promotores de Justiça e policiais está sendo analisado e será essencial para dar continuidade às investigações. O Gaeco tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre a organização criminosa, identificar mais envolvidos e desmantelar toda a rede de exploração sexual de menores, um dos pontos mais graves da investigação.