A votação final do Oscar 2025 termina nesta terça-feira (18), às 22h (horário de Brasília), e a escolha dos vencedores se aproxima de seu encerramento. O evento ocorrerá no dia 2 de março, em Los Angeles, com transmissão ao vivo pela TV Globo. Esta edição tem se mostrado uma das mais imprevisíveis dos últimos anos, com muitos favoritos ainda em disputa. Mesmo com a liderança de “Anora” nas primeiras semanas da votação, o filme sofreu derrotas importantes no Bafta, o que abalou sua posição, deixando as categorias mais abertas e difíceis de prever.
Na corrida de Melhor Atriz, a disputa ficou ainda mais acirrada após a vitória de Mikey Madison no Bafta, colocando-a de volta na disputa contra Demi Moore e Fernanda Torres. No entanto, a premiação do Sindicato dos Atores (SAG) pode oferecer mais pistas no próximo domingo (23). Já na categoria de Melhor Filme, “Anora” ainda segue como favorito, mas perdeu pontos com as derrotas no Bafta, deixando “O brutalista” mais competitivo, especialmente na categoria de direção. A vitória de “Emilia Pérez” no Bafta também mexeu com o favoritismo de “Ainda estou aqui” para Melhor Filme Internacional, devido às polêmicas envolvendo a protagonista Karla Sofía Gascón.
Em outras categorias, a corrida por Melhor Ator também ganhou atenção, com Adrien Brody se destacando como favorito após vitórias em outras premiações. Timothée Chalamet, contudo, segue com chances de desbancar Brody, caso o SAG não confirme o favoritismo do ator de “O brutalista”. O Oscar 2025 promete ser uma edição cheia de surpresas e disputas intensas, com grandes nomes tentando garantir sua estatueta em um ano em que as escolhas da Academia estão mais imprevisíveis do que nunca.