O mês de março traz uma série de fenômenos astronômicos que vão iluminar o céu, com destaque para dois eclipses e diversas conjunções celestes, que poderão ser observados com clareza no Brasil e em outras partes do mundo.
O primeiro grande evento do mês será o eclipse total da Lua, que ocorrerá na madrugada de 14 de março. Visível em todo o Brasil, o eclipse terá início às 02h09, com o auge previsto para as 03h58 e término às 05h47, no horário de Brasília. Durante esse fenômeno, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra no satélite natural, o que cria o efeito de “lua vermelha” tão característico. Para que o eclipse ocorra, a Lua precisa estar em sua fase cheia.
Já o eclipse solar parcial, que ocorrerá no dia 29 de março, será visível apenas em algumas partes do mundo, como no Canadá, leste dos Estados Unidos, noroeste da África, Groenlândia, Europa e norte da Rússia. No Brasil, este eclipse não será visível. Durante o fenômeno solar, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando parcialmente a luz solar em algumas áreas do planeta.
Além dos eclipses, março será um mês de muitas conjunções celestes. Esses eventos acontecem quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos no céu, criando uma ilusão de proximidade. No entanto, os astros seguem separados por milhares de quilômetros no espaço. Muitas dessas conjunções poderão ser observadas a olho nu e devem proporcionar belíssimas fotos astronômicas. Entre os destaques estão:
- 1º de março: Conjunção entre Lua e Vênus, visível durante o crepúsculo, no horizonte a oeste, na constelação de Peixes.
- 5 de março: Conjunção entre Vênus e Mercúrio, também ao crepúsculo, com os astros muito próximos ao horizonte.
- 6 de março: Conjunção entre Lua e Júpiter, no começo da noite, direção noroeste, na constelação de Touro.
- 8 de março: Conjunção entre Lua e Marte, no começo da noite, na direção nordeste, na constelação de Gêmeos.
- 20 de março: O Equinócio de Outono para o Hemisfério Sul, que marca o início da estação, ocorre às 06h01 (horário de Brasília).
- 22 de março: Vênus em conjunção solar inferior, um evento raro que ocorre quando o planeta passa entre a Terra e o Sol.
- 28 de março: Conjunção entre Lua e Saturno, pouco antes do amanhecer, visível no horizonte leste.
O Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publica todos os anos o guia de efemérides astronômicas, que lista os principais eventos visíveis no céu e oferece informações sobre como observá-los. O guia de 2025 está disponível para download gratuito e traz explicações simples sobre cada fenômeno, além de mapas do céu.
Para aqueles que desejam acompanhar os fenômenos astronômicos de março, o uso de aplicativos de astronomia pode ajudar a localizar e identificar os astros no céu noturno.