Na madrugada desta sexta-feira (14), o Brasil terá a oportunidade de presenciar o primeiro eclipse total da Lua de 2025. O evento, que também será visível em toda a América do Norte, Central e do Sul, ocorrerá entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta. Durante o fenômeno, o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados, fazendo com que a Lua passe pela sombra da Terra, um evento conhecido popularmente como “Lua de Sangue”.
O eclipse começará às 2h09 (horário de Brasília), com a Lua começando a escurecer à medida que entra na penumbra, a sombra parcial da Terra. Às 3h26, o eclipse total terá início, e a Lua adquirirá sua característica coloração vermelha, um efeito causado pela dispersão da luz solar através da atmosfera terrestre. O ápice do evento ocorrerá às 3h58, quando a Lua estará completamente mergulhada na umbra (a sombra total da Terra), e o fenômeno seguirá até 4h31, quando começará a sair da umbra e retornará ao estágio de eclipse parcial.
Durante o fenômeno, a Lua ficará com uma tonalidade avermelhada devido à dispersão da luz solar pela atmosfera da Terra, processo chamado de Dispersão de Rayleigh, um fenômeno semelhante ao que torna o pôr do Sol vermelho. Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explica que esse efeito ocorre porque a luz do Sol, ao passar pela atmosfera, se espalha, deixando o tom avermelhado que incide sobre a Lua.
Para observar o eclipse, não são necessários equipamentos especiais, pois ele será visível a olho nu. No entanto, o uso de binóculos ou telescópio pode intensificar a cor vermelha e melhorar a experiência visual. A Nasa recomenda que os espectadores procurem um ambiente escuro e longe de luzes artificiais para obter as melhores condições de visualização. Além disso, o Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo a partir das 0h30 do dia 14, no YouTube.