Aclamada atriz Fernanda Montenegro é a protagonista de “Vitória”, um novo longa-metragem da plataforma Globoplay, que estreia nesta quinta-feira (13). A produção original é inspirada em um caso real, ocorrido na Zona Sul do Rio de Janeiro, e narra a história de uma mulher que teve um papel fundamental em desmantelar um esquema criminoso na região.
No filme, Fernanda interpreta Nina, uma massagista aposentada que vive em Copacabana e, da janela de seu apartamento, começa a testemunhar atividades criminosas realizadas por traficantes locais. Cada vez mais incomodada com a violência e a falta de segurança, Nina começa a registrar os crimes por meio de vídeos. A história real que inspirou a trama foi de Joana Zeferino da Paz, uma aposentada alagoana que, nos anos 2000, usou filmagens feitas da janela de sua casa para dar origem a uma investigação policial que resultou na prisão de mais de 30 pessoas envolvidas com o tráfico na Ladeira dos Tabajaras, uma favela localizada em Copacabana.
A escolha de Fernanda Montenegro para interpretar uma idosa negra pode gerar estranhamento, mas, de acordo com a produção, houve uma adaptação dos personagens, incluindo nomes e características físicas, para preservar a identidade das pessoas envolvidas, já que, na vida real, Joana viveu no anonimato durante 17 anos, sob proteção do programa de testemunhas. A verdadeira identidade de Joana só foi revelada após sua morte, em 2023, aos 97 anos.
“Vitória” traz à tona uma história de coragem e resistência, destacando a importância de uma pessoa comum em combater a criminalidade e garantir justiça, além de mostrar a força das mulheres nas mais diversas situações.