O Procon-SP divulgou ontem (14) o relatório de empresas que mais receberam reclamações em 2024. O levantamento apontou que 255.536 queixas não foram resolvidas na primeira fase de atendimento e acabaram se transformando em processos administrativos. Dentre as empresas com o maior número de queixas estão a Yeesco, Enel Eletropaulo e Hurb Technologies, com reclamações que exigiram a ajuda de um especialista para conciliar consumidores e fornecedores.
As três empresas que lideram o ranking de reclamações fundamentadas são a Yeesco (10.647 queixas), a Enel Eletropaulo (8.508) e a Hurb Technologies (7.554). Em relação ao índice de solução, as respostas foram bem abaixo das expectativas: a Yeesco conseguiu resolver apenas 29,6% das queixas, enquanto a Enel Eletropaulo teve 16,4% de resolução, e a Hurb, apenas 0,3%. Vale lembrar que todas as três empresas já foram multadas pelo Procon-SP devido ao desrespeito à legislação.
No total, o Procon-SP realizou mais de 801 mil atendimentos em 2024, um aumento em relação aos 760 mil registrados no ano anterior. Entre essas interações, mais de 60% das reclamações foram resolvidas na primeira fase, com as empresas atendendo prontamente as queixas de consumidores. No entanto, o índice de resolução nas fases posteriores mostrou uma queda, com 29,1% das reclamações sendo solucionadas na segunda fase, comparado a 31,7% em 2023.
Este ano, o Procon-SP também incluiu dados de Procons municipais conveniados que utilizam a plataforma digital para registrar queixas. No total, 71 Procons municipais participaram do levantamento, representando um aumento na participação de municípios na plataforma. A divulgação das queixas e soluções é fundamental tanto para os consumidores, que podem fazer escolhas mais informadas, quanto para as empresas, que têm a oportunidade de melhorar seus serviços e canais de atendimento.