O Capivariano garantiu sua vaga nas semifinais da Série A2 do Campeonato Paulista de 2025 após uma disputa contra o XV de Piracicaba, na noite desta quarta-feira (19), em Capivari. Após perder o primeiro jogo por 1 a 0, o Leão venceu por 2 a 1 no tempo normal, levando a decisão para os pênaltis, onde se sagrou vencedor por 5 a 4, conquistando o direito de disputar o acesso ao Paulistão de 2026.
Com o resultado, o Capivariano agora enfrenta o Ituano na semifinal. Por ter a segunda melhor campanha até aqui, o Leão pode escolher a ordem dos jogos e, por isso, poderá fazer o segundo confronto em casa. A Federação Paulista de Futebol ainda irá confirmar as datas e horários das semifinais, com a ida programada para o próximo fim de semana (22 ou 23) e a volta para o seguinte (29 ou 30).
No primeiro tempo, o jogo foi marcado pela falta de inspiração dos ataques. O Capivariano teve mais posse de bola, mas não conseguiu furar a defesa do XV, que se posicionou de maneira cautelosa. A melhor chance antes do intervalo foi um cabeceio de Leonan. No entanto, as emoções ficaram para o segundo tempo. O Capivariano foi para cima desde os primeiros minutos e, aos 8 minutos, Carlos Eduardo abriu o placar após uma bela triangulação na entrada da área. O XV teve uma chance clara de empatar, mas Igor Bolt perdeu uma grande oportunidade aos 16 minutos.
Nos acréscimos, o jogo ficou ainda mais eletrizante. Aos 48 minutos, Vinicius Popó fez 2 a 0 para o Capivariano, mas, aos 52, Léo Gobo descontou para o XV, levando a decisão para os pênaltis. Durante as cobranças, Guilherme, goleiro do Capivariano, brilhou com uma grande defesa na quarta cobrança do XV. O Capivariano teve 100% de aproveitamento e, com a cobrança decisiva de Bruno Silva, garantiu a classificação, fazendo a torcida na Arena Capivari explodir de alegria.
Agora, o Capivariano está a dois jogos de voltar à elite do futebol paulista, após ficar fora desde 2016. Já o XV de Piracicaba amarga mais uma eliminação precoce no mata-mata da Série A2, pela oitava vez consecutiva, interrompendo mais uma tentativa de acesso.