O rompimento de uma adutora que percorre o bairro Cancian, responsável pelo abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 e do sistema Pio 12, pode causar problemas no fornecimento de água em diversos bairros de Capivari nesta quarta-feira, dia 26. Colaboradores da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Capivari estão trabalhando intensamente para resolver o problema.
A situação foi identificada pelo SAAE na noite de segunda-feira, dia 24, quando a equipe percebeu uma queda na pressão da água que percorre a tubulação da represa Milhã até a ETA 1. Na manhã de terça-feira, dia 25, após um mapeamento de 8 quilômetros da rede, foi identificado o vazamento e a tubulação precisou ser desligada para iniciar o trabalho de reparo.
A magnitude do problema, que envolve o deslocamento de um cano de cimento de grande proporção, exigirá uma força-tarefa das equipes envolvidas, com o reparo podendo durar entre 24 e 36 horas. Enquanto o trabalho é realizado, o abastecimento de água ficará reduzido, o que afetará bairros como a região central, Gênova, Rossi, Engenho Velho, Pitangueiras, São José, Pio 12, Pão de Açúcar, Raia, Santo Antônio e Santa Terezinha.
O prefeito Vitão Riccomini visitou o local do rompimento na noite de terça-feira e fez um apelo à população. “Peço muita racionalidade no uso de água até que a ETA 1 volte a operar em sua capacidade total. Colaboradores mais antigos disseram que nunca viram um problema dessa magnitude, por isso, evitem lavar quintal e carros nesta quarta-feira”, orientou o prefeito.
De acordo com os técnicos do SAAE, cerca de 40% da cidade pode ser afetada até que o problema seja resolvido. As equipes seguem mobilizadas para minimizar os impactos e restabelecer o abastecimento o mais rapidamente possível.