Campinas confirmou a primeira morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da gripe em 2025. Segundo a Prefeitura, a vítima é um homem de 65 anos com comorbidades, que faleceu no dia 28 de março após ser infectado pelo vírus influenza A. O paciente foi atendido na rede privada de saúde.
De acordo com dados da administração municipal, entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano, foram registrados 27 casos de SRAG por influenza na cidade. No mesmo período de 2024, foram 34 casos e dois óbitos. Ao longo de todo o ano passado, Campinas contabilizou 341 casos de SRAG, com 31 mortes.
Vacinação contra gripe está disponível nos centros de saúde
A vacina contra a gripe, que ajuda a prevenir formas graves da doença, está disponível em 68 centros de saúde do município. Em 2025, a imunização protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B, podendo ser aplicada juntamente com outras vacinas do calendário nacional.
Quem pode se vacinar?
A vacinação é direcionada a grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Confira quem tem direito:
- Idosos;
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde e da educação;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários;
- Trabalhadores dos Correios;
- População e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos).
Meta de cobertura
A campanha de vacinação tem como público-alvo prioritário os idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos.
Quantas doses são necessárias?
A vacinação é feita com dose única. Porém, para crianças que estão recebendo o imunizante pela primeira vez, são recomendadas duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.