Raphinha, atacante do Barcelona, brilhou novamente na Champions League e atingiu uma marca importante. Com 12 gols na atual edição do torneio, o camisa 11 do Barça se tornou o artilheiro da competição, após sua contribuição na vitória contra o Borussia Dortmund. Esse feito coloca Raphinha no seleto grupo de brasileiros que já conquistaram a artilharia da Liga dos Campeões.
O último brasileiro a terminar a Champions como líder de gols foi Neymar, na temporada 2014-15, quando o Barcelona se sagrou campeão do torneio. Naquela edição, Neymar compartilhou a artilharia com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O atacante brasileiro marcou seu último gol nos acréscimos da final contra a Juventus.
Além de Neymar, apenas cinco brasileiros conseguiram esse feito ao longo da história da competição: Romário, Jardel, Rivaldo e Kaká. Vale destacar que Kaká é o único jogador brasileiro a conquistar a artilharia da Champions League por duas vezes.
Na atual edição, Raphinha lidera a tabela de artilheiros, seguido de perto por Lewandowski, com 11 gols, e Guirassy e Kane, ambos com 10. Haaland, uma das maiores estrelas do futebol europeu, ocupa a quinta posição com 8 gols.
A artilharia da Champions League em 2025 está assim:
- Raphinha (Barcelona) – 12 gols
- Lewandowski (Barcelona) – 11 gols
- Guirassy (RB Leipzig) – 10 gols
- Kane (Bayern de Munique) – 10 gols
- Haaland (Manchester City) – 8 gols
Raphinha segue em excelente forma e, com sua habilidade e precisão, promete continuar a brilhar no restante da competição, em busca de mais recordes e conquistas com o Barcelona.