Em janeiro de 2025, o Brasil registrou um número alarmante de 1,242 milhão de tentativas de fraudes, o maior volume já registrado desde o início da série histórica do indicador Tentativas de Fraude da Serasa Experian, em 2023. O número representa um aumento de 41,6% em comparação com o mesmo mês de 2024, o que equivale a uma tentativa de fraude a cada 2,2 segundos.
O aumento nas tentativas de fraudes reflete a necessidade urgente de adoção de tecnologias de prevenção mais robustas, como destacou Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. Segundo ele, o comprometimento das empresas deve ser em identificar e prevenir fraudes antes que causem prejuízos para consumidores e negócios.
O setor bancário e de cartões foi o principal alvo dos golpistas, com 52,5% das tentativas registradas, seguido pelo segmento de serviços (33,6%) e financeiras (6,4%). Quase metade das fraudes foi detectada por inconsistências na verificação cadastral, como divergências em dados pessoais e endereços. Outras tecnologias de prevenção, como a biometria facial e a análise documental, também foram essenciais para identificar 44% das fraudes.
A análise dos dados mostrou que a população economicamente ativa foi a mais visada, com a faixa etária entre 36 e 50 anos concentrando 32,9% das tentativas. Em termos regionais, o estado de São Paulo liderou com 338.006 tentativas de fraude evitadas, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. A região Norte e Nordeste teve os maiores avanços no aumento de fraudes, com destaque para o Amazonas, Pará e Maranhão.
O Distrito Federal foi o estado com maior taxa de tentativas de fraude por milhão de habitantes, com 8.604 ocorrências, seguido por São Paulo, Mato Grosso e Paraná.