Quem está esperando o frio voltar com força em São Paulo pode respirar aliviado… ou não! Embora o estado tenha vivido a primeira onda de frio do outono no começo de abril, com temperaturas recordes em várias regiões, a realidade é que a previsão para os próximos dias é de calor e temperaturas amenas.
Não há expectativa de nenhuma massa de ar frio intensa chegando ao estado. Mesmo com rumores circulando de que as temperaturas poderiam cair para 10°C em São Paulo, não há fundamento nisso. O que se espera, na verdade, é apenas uma leve queda na temperatura no Sul do Brasil, especialmente na fronteira com o Uruguai, mas sem nada que se compare ao frio que essas regiões costumam enfrentar nessa época do ano.
O feriado de Páscoa e Tiradentes no estado de São Paulo, por exemplo, será quente, com tardes quentinhas e noites amenas. Nas regiões serranas, o friozinho vai aparecer, mas nada de anormal. A sensação térmica de um clima mais fresquinho só vai aparecer um pouco mais forte em áreas de maior altitude.
E quando o frio vai voltar com força?
A previsão é de que uma nova massa de ar frio, de origem polar, atinja o Brasil a partir do dia 23 de abril. Meteorologistas indicam que essa nova frente fria será mais intensa do que a que causou o resfriamento no início de abril. Espera-se que ela atinja principalmente o interior do Sul e do Sudeste, com potencial para trazer temperaturas abaixo de 10°C em São Paulo e outras partes da região.
De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, essa massa de ar polar deverá se espalhar por várias partes do Brasil, incluindo o Paraná, Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo. “A intensidade do frio no Sul vai depender da posição de um ciclone extratropical que se formará com essa frente fria. Precisamos estar atentos, pois também há chance de temporais durante esse evento”, comentou.
E se você está se perguntando se o frio vai durar muito, a resposta é que provavelmente teremos outra onda de frio forte no fim de abril ou início de maio. Contudo, até lá, o mês de abril deve seguir com temperaturas mais altas que a média em boa parte do país.
Portanto, se você está esperando o frio intenso, vai ter que aguardar mais alguns dias. Até o feriado, as temperaturas continuam dentro do esperado para a temporada de outono.