O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou nesta terça-feira (15) que os pedágios previstos para a Rodovia SP-304 não serão mais instalados. A declaração foi feita durante entrevista coletiva no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba.
“Já foi reconsiderado. Conversei muito com o Alex Madureira, conversei muito com o prefeito Helinho Zanatta, não vai ter pedágio. A 304 está fora”, afirmou o governador.
O projeto de pedágios fazia parte do pacote de concessão do Lote Rota Mogiana, que previa a instalação de pórticos de cobrança automática (modelo free flow) nos quilômetros 122 (Americana), 144 (Santa Bárbara d’Oeste) e 154 (Piracicaba). A cobrança estava prevista para começar em novembro de 2026.
Segundo Tarcísio, a suspensão do projeto foi resultado da escuta à população durante o período de consulta pública. “A ideia de levar um projeto para consulta pública é justamente essa. É ouvir a população e dizer: ‘olha, tem esse investimento, tem esse ônus, que é a questão do pedágio’, para ver como a população encara aquilo. A partir do momento que a repercussão não é boa, ou que o projeto não está bom, a gente desconsidera”, explicou.
O governador destacou que nenhum projeto sai igual de uma consulta pública e reforçou o compromisso com o diálogo. “A partir do momento que a gente traz um ônus excessivo, que as pessoas não entendem ou acham que aquilo não é importante no momento, a gente vai respeitar esse timing. Temos outras formas de fazer o investimento, e a 304 está fora da concessão”, completou.
Reações políticas e mobilização popular
A decisão ocorre após forte mobilização de vereadores e lideranças políticas da região. Na noite de segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em redação final, o projeto de decreto legislativo nº 14/2025, que institui a Frente Parlamentar Contra a Instalação de Pedágio na SP-304. Parlamentares das cidades afetadas vinham pressionando o governo estadual para a retirada definitiva da rodovia do plano de concessão.
Histórico do projeto
O plano original da concessão abrangia 385 quilômetros de rodovias em 19 municípios paulistas, com investimentos estimados em R$ 16 bilhões. Além da SP-304, estavam incluídos trechos das rodovias SP-215, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342, passando por cidades como Ribeirão Preto, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Mococa e Serrana.
Na região de Piracicaba, também estavam previstos pórticos na Rodovia Maria da Graça Martins (SP-135), nos quilômetros 2,86 (Santa Bárbara d’Oeste) e 16,5 (Piracicaba).
Em março, durante visita a Campinas, o governador já havia sinalizado abertura para mudanças no edital, reconhecendo que a SP-304 apresentava problemas estruturais, mas que seria necessário avaliar se os investimentos justificariam a cobrança.
“Se você tem uma área com muitas entradas e saídas, você coloca pórticos. A lógica agora é o free flow. É a justiça tarifária: você paga pelo que rodou”, explicou na época.
Agora, com a retirada da SP-304 do projeto, o governo sinaliza um recuo diante da pressão popular e política, reforçando a intenção de ajustar os planos conforme as demandas regionais.
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