Comemorado há 93 anos no Brasil, o Dia das Mães continua sendo uma das datas mais aguardadas e importantes para o varejo, ficando ao lado do Natal e da Black Friday. Neste ano, um levantamento online realizado pelo Procon-SP com 464 participantes revelou as principais preferências de presentes para as mamães.
De acordo com a pesquisa, itens de perfumaria e autocuidado lideram as intenções de compra, com 11,7% dos consumidores optando por esses produtos. Na sequência, aparecem vestuário (11,2%) e calçados, bolsas e acessórios (8,9%). Além disso, a pesquisa também apontou que 56,9% dos entrevistados planejam gastar entre R$ 100 e R$ 500 na escolha do presente para o Dia das Mães.
Quando o assunto é o meio de pagamento, o cartão de crédito é o recurso mais utilizado, seguido pelas transferências via Pix. Apesar do crescimento do comércio online nos últimos anos, a maioria dos consumidores ainda prefere realizar suas compras presencialmente.
O Procon-SP e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) alertam para a importância da atenção ao realizar as compras. O Procon-SP recomenda que os consumidores comparem preços, analisem as condições de parcelamento e sejam responsáveis ao utilizar o crédito. Já o Ipem-SP orienta a verificação das etiquetas e especificações técnicas dos produtos, especialmente no que diz respeito ao consumo energético e materiais utilizados, para garantir a transparência e a segurança da compra.
Com o Dia das Mães se aproximando, as dicas de precaução ajudam os consumidores a fazer escolhas mais conscientes e bem-informadas.