98,7 Raízes FM
  • OUÇA AGORA
  • NOTÍCIAS
    NOTÍCIAS Mostre mais
    Taty Cruz faz história como primeira mulher presidente da Turma da Barca
    26 de março de 2026
    Vírus Oropouche atinge todos os estados do Brasil e já soma milhões de infecções, aponta estudo
    26 de março de 2026
    Guerra no Irã pressiona mercado global e ameaça abastecimento de alimentos
    25 de março de 2026
    Chuva volta com força no Sudeste e se espalha pelo Brasil até sexta-feira
    25 de março de 2026
    Caso de sarampo em bebê reacende alerta sobre baixa cobertura vacinal no Brasil
    25 de março de 2026
  • COLUNISTAS
    COLUNISTAS Mostre mais
    Carolina Marroni: ECA Digital
    24 de março de 2026
    Padre Adalton: O significado da Páscoa e da Semana Santa
    23 de março de 2026
    Felipe Vaz: Drones – Da guerra ao progresso civil
    18 de março de 2026
    Thaís Urbano: Setpoint Metabólico
    17 de março de 2026
    Lais Bonagurio: Diástase abdominal
    13 de março de 2026
  • PROMOÇÕES
  • PROGRAMAÇÃO
  • EQUIPE
  • EVENTOS
    EVENTOS Mostre mais
    Luciana Amaral e Léo Theato falam sobre a Parada de Natal, que acontece quarta-feira, 17/12.
    17 de dezembro de 2025
    Quarta edição do Samba da Barra celebra a cultura do samba com ação solidária em Capivari
    17 de dezembro de 2025
    Igreja Batista Nova Aliança realiza musical de Natal em Rafard
    11 de dezembro de 2025
    Evento Jipe Solidário acontece no dia 13, das 9h às 17h, na Estação Sorocabana
    4 de dezembro de 2025
    Vamos Correr 5K’ reúne mais de 600 atletas e entra para o calendário oficial de Capivari
    1 de dezembro de 2025
  • CONTATO
Leitura: Vírus Oropouche atinge todos os estados do Brasil e já soma milhões de infecções, aponta estudo
Compartilhar
Buscar
98,7 Raízes FM98,7 Raízes FM
Aa
  • OUÇA AGORA
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS
  • PROMOÇÕES
  • PROGRAMAÇÃO
  • EQUIPE
  • EVENTOS
  • CONTATO
Procurar
  • Home
  • Notícias
  • Colunistas
  • Programação
  • Equipe
  • Contato
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
98,7 Raízes FM > Blog > Saúde > Vírus Oropouche atinge todos os estados do Brasil e já soma milhões de infecções, aponta estudo
Destaque

Vírus Oropouche atinge todos os estados do Brasil e já soma milhões de infecções, aponta estudo

Pesquisa indica avanço acelerado da doença após 2023 e alerta para subnotificação e fatores ambientais como desmatamento e urbanização

Last updated: 2026/03/26 at 10:48 AM
Redação Published 26 de março de 2026
Compartilhar
4 minutos de leitura
Compartilhar
Foto: Conselho Federal de Farmácia/Reprodução

Um estudo publicado na revista Nature Medicine revelou que o vírus Oropouche já se espalhou por todos os estados do Brasil, com estimativa de 5,5 milhões de pessoas infectadas entre 1960 e 2025. A pesquisa também aponta que, na América Latina e Caribe, o total pode chegar a 9,4 milhões de casos no mesmo período, com crescimento mais acentuado após 2023.

O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade de Kentucky e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. A investigação analisou especialmente a dinâmica de transmissão em Manaus, considerada um ponto-chave na disseminação recente do vírus.

Na capital amazonense, a proporção de pessoas com anticorpos contra o vírus subiu de 11,4% para 25,7% entre 2023 e 2024, indicando rápida circulação. Segundo os cientistas, fatores como alta densidade populacional, mobilidade intensa e conexão aérea contribuíram para que a cidade funcionasse como um centro de propagação.



A febre Oropouche, conhecida desde a década de 1950 e endêmica da região Norte, é transmitida principalmente por mosquitos maruins. A proliferação ocorre em áreas de solo úmido, incluindo regiões da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica.

Entre os fatores que explicam o avanço da doença estão mudanças no uso do solo, especialmente relacionadas ao desmatamento, além da ampla distribuição do vetor e da presença de populações sem imunidade prévia fora da Amazônia. A sazonalidade também influencia, com aumento de casos no período chuvoso, quando há maior reprodução dos mosquitos.

Os pesquisadores destacam ainda a possibilidade de uma nova variante do vírus, com maior capacidade de adaptação e potencial de escapar de anticorpos adquiridos em infecções anteriores.



Outro ponto de atenção é a subnotificação. De acordo com o estudo, o número real de casos pode ser significativamente maior devido a falhas na vigilância epidemiológica e dificuldades de acesso à saúde em regiões remotas.

Além do Brasil, a transmissão local do vírus foi registrada recentemente em países como Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador, Peru e Venezuela. Casos relacionados a viagens também foram identificados em países como Canadá, Estados Unidos, Itália, Espanha e Alemanha.

Um segundo estudo, publicado na Nature Health, mostra que entre 2014 e 2025 o vírus foi confirmado em 894 municípios brasileiros, com mais de 30 mil casos laboratoriais. A incidência em áreas rurais foi mais de 11 vezes maior do que em zonas urbanas, o que diferencia o padrão da doença em relação a outras arboviroses como dengue e zika.

Os sintomas da febre Oropouche incluem dor de cabeça, dores musculares e articulares, náusea e diarreia, sendo semelhantes aos de outras infecções virais. Não há tratamento específico, e a recomendação é repouso, acompanhamento médico e controle dos sintomas.

Especialistas reforçam a importância de medidas preventivas, como evitar áreas com muitos mosquitos, usar repelente e eliminar locais com água parada. Embora complicações graves possam ocorrer, como inflamações no sistema nervoso, esses casos são considerados raros.

MARCADO: #Amazônia, #Brasil, #DoençasVirais, #Epidemiologia, #Oropouche, #SaúdePública
FONTES: G1
Redação 26 de março de 2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print

Publicidade

Últimas

Taty Cruz faz história como primeira mulher presidente da Turma da Barca
Cultura 26 de março de 2026
Vírus Oropouche atinge todos os estados do Brasil e já soma milhões de infecções, aponta estudo
Saúde 26 de março de 2026
Guerra no Irã pressiona mercado global e ameaça abastecimento de alimentos
Mundo 25 de março de 2026
Chuva volta com força no Sudeste e se espalha pelo Brasil até sexta-feira
Tempo 25 de março de 2026

Fique Conectado

52.5k Like
3.9k Follow
17k Follow
3.3k Subscribe
98,7 Raízes FM98,7 Raízes FM
Siga-nos

RAÍZES FM © 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Mande um zapp!

Removed from reading list

Undo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?